o que são as sacolas pelas quais os japoneses passam horas na fila?

Sacolas lacradas, vendidas apenas no começo do ano, trazem conteúdo surpresa – geralmente artigos que estão saindo de estoque e custam valem bem mais do que o preço da bolsa

Milhares de japoneses passam horas em longas filas, a cada novo ano, para comprar uma disputada sacola de papel que as lojas locais oferecem apenas nessa época do ano.

São as “fukubukuro”, como são chamadas essas “sacolas-surpresa” ou “sacolas da sorte”. Basicamente, elas contém produtos surpresa para o consumidor. Há de roupas a alimentos dentro de cada bolsa, dependendo da loja onde o produto é adquirido.

É um tipo de artigo que começou a ser vendido como uma forma de as lojas japonesas “desovarem” o estoque antigo de produtos a cada começo de ano. Hoje, além de a prática ter virado uma tendência nacional, as sacolas causam verdadeiro frenesi entre os consumidores.

‘A emoção de não saber’

As vendas de fukubukuro começam todo dia 1º de janeiro e só terminam quando as sacolas esgotam, geralmente em algum ponto durante as primeiras semanas do mês.

Para muitos japoneses, o Ano Novo não é o mesmo sem fukubukuro.

Não se sabe exatamente como a moda teve início. Existem múltiplas versões, mas uma delas diz que as bolsas-surpresa começaram a ser vendidas no início do século 20, quando surgiram as primeiras lojas de departamento no Japão.

A palavra fukubukuro, em japonês, aparece escrito nessas bolsas vermelhas de papel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *