Mínimo deve ser reajustado pela inflação, diz líder do PSL

De acordo com o líder do partido do presidente Bolsonaro no Senado Federal, senador Major Olímpio (PSL-SP), o salário mínimo deve ser reajustado a partir de 2020 apenas com um índice de inflação. Desde 2011, o mínimo tem ganho real, ou seja, é reajustado acima da inflação, que é somada ao crescimento do País (PIB). Por lei, essa regra acaba esse ano. E não deve ser renovada pelo governo Bolsonaro, que tem até segunda-feira (15) para informar na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) como será o reajuste do mínimo em 2020. O senador conversou com exclusividade à Coluna.

— A questão toda é do que é possível. Não tenha dúvida que para o governo seria maravilhoso poder dar ganho real. A outra coisa é a possibilidade do impacto do salário mínimo como indexador de uma série de áreas no País. Acredito que vai ser o que é possível. Vai ser uma pancadaria forte [no Congresso]. É como reforma de Previdência. A discussão é e sempre será desagradável. Mas tem que se fazer o que é possível.

O senhor acredita então só na reposição da inflação? 

— Sim, entendo que não será diferente. Em função das vinculações. Se você pegar no Nordeste, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e abono são 60% da renda dessa população, ambos no valor do mínimo.  E o impacto, portanto, é muito forte. E não ter ganho real é saber que vai ter ruído de toda ordem. É lógico. Todos nós sabemos desse grau de dificuldade em ter que apresentar nem as más notícias, mas as necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *