Presidente turco deixa líder da UE sem cadeira em reunião em Ancara

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deixou a mandatária da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sem cadeira para sentar durante um encontro bilateral em Ancara com representantes do bloco.

Erdogan recebeu Von der Leyen e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em seu palácio na última terça-feira (6), mas o cerimonial separou uma cadeira apenas para o segundo, embora a primeira seja mais importante na hierarquia em Bruxelas.

O líder turco e Michel se sentaram à frente de suas bandeiras, enquanto Von der Leyen ficou sem saber para onde ir, até ser acomodada em um sofá. O Conselho Europeu é o principal órgão político da União Europeia, mas seu presidente exerce mais um papel de mediador entre os interesses dos 27 Estados-membros.

Na hierarquia de Bruxelas, o cargo mais importante é o de presidente da Comissão Europeia, ocupado por Von der Leyen desde dezembro de 2019. A alemã chefia o equivalente ao poder Executivo da UE e comanda uma equipe de comissários (ministros) indicados por cada integrante do bloco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *