Gibraltar, país mais vacinado do mundo, cancelou o Natal?

Grupos do Telegram e do Whatsapp estão compartilhando a informação que o pequeno país de Gibraltar, território ultramarino britânico que faz divisa com a Espanha, teria “cancelado o Natal”. O motivo seria uma alta de casos de covid-19, apesar de ser o país mais vacinado do mundo.

O MonitoR7 já fez uma checagem anterior de mensagens tratando da situação da pandemia em Gibraltar(link abaixo). Aparentemente, o fato de ser uma nação totalmente vacinada atrai a atenção dos grupos anti-vacina, que destacam qualquer aumento no número de casos.

Uma informação do site Contra Fatos, anexada às mensagens, cita que o governo “desencorajou fortemente” as reuniões para comemoração das festas de final do ano.

O governo de Gibraltar liberou nos últimos dias comunicados referentes ao assunto. No dia 18 de novembro, publicou orientações sobre as comemorações de Natal e Ano Novo. A recomendação é que, na verdade, a população tenha cautela e cuidado ao organizar estes encontros.

O órgão local equivalente ao ministério da saúde ressalta que 95% dos novos casos de coronavírus são assintomáticos. Portanto, se alguém apresentar febre, tosse ou perda do paladar e olfato, por exemplo, é aconselhável que não se reúna com outras pessoas. O ministro chefe disse que o governo “quer evitar novos fechamentos nos próximos meses”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *