‘Os professores não sabiam lidar comigo’, diz jovem com superdotação

Maxwell dos Santos, 36 anos, mora na cidade de Vitória (ES) e tem o diagnóstico de SD (Superdotação) ou AH (Altas Habilidades). O perfil de superdotação chamou atenção ainda na infância. “Foi a partir dos meus 2 anos de idade, quando eu comecei a ler”, inicia o jovem.

Na época, o jovem contou que a escola percebeu o seu rápido processo de aprendizado e então ele foi encaminhado para uma sala especial. “Me lembro de em alguns momentos na escola sentir falta de uma estrutura sólida que me compreendesse. Os professores não sabiam lidar comigo”, conta.

Segundo o jovem, ele chegou a sofrer preconceito pelos educadores, que, por vezes, interpretavam seu comportamento como inadequado em sala de aula.

Atualmente o jovem é professor voluntário em cursinhos populares de pré-vestibular, além de ser funcionário público pela prefeitura de Cariacica, na Grande Vitória.

Maxwell faz parte de um pequeno grupo de pessoas com SD. No Brasil, há 24.424 estudantes com perfil de AH ou SD matriculados na educação especial, revelam os dados do Censo Escolar 2020. Entretanto, segundo o MEC (Ministério da Educação), se forem considerados os mais de 47 milhões de alunos da educação básica, cerca 2,3 milhões de estudantes compõem o grupo de alunos diagnosticados com SD ou AH.

Para a coordenadora interdisciplinar da Arte Pisco, a psicóloga Eloize Franco, a falta de recursos e qualificação da equipe pedagógica dificulta o processo de inclusão nas escolas. “Hoje em dia é muito difícil encontrar profissionais da educação qualificados para atender a demanda desses estudantes”, diz.

Ainda de acordo com Franco, é preciso se reinventar e identificar possibilidades por meio de novos processos de ensino-aprendizagem para que surja a motivação e haja maior aprendizado. “O professor precisa entender a forma como esses alunos aprendem, quais as dificuldades deles e por que aprendem dessa forma, mas a falta de conhecimento dificulta o processo de inclusão. Sem essa qualificação, os professores não aprendem. O ambiente escolar não vai gerar aprendizagem”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *