1
Curiosidade

Inimiga da Rússia, Estônia proibiu avião de Lula com destino a Moscou de sobrevoar seu espaço aéreo

Por Wander Lopes

08/05/2025

A Estônia proibiu aviões do Brasil e de Cuba de utilizarem seu espaço aéreo em voos de ida ou volta da Rússia, em razão dos eventos que marcam o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, informou o Ministério das Relações Exteriores da Estônia nesta quarta-feira (7). 

Na terça-feira (6), o assessor do Kremlin Yury Ushakov afirmou que Moscou esperava a presença de 29 líderes estrangeiros, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de representantes da área de defesa de 34 países, durante o Desfile do Dia da Vitória. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, chegou à cidade russa de São Petersburgo no domingo e também deve participar do desfile em Moscou.

“A Estônia já proibiu voos com destino ou origem em Moscou para aeronaves VIP do Brasil e de Cuba, e as autorizações para esses voos relacionados às celebrações de 9 de maio serão negadas (ou, se necessário, suspensas)”, afirmou o ministério em comunicado, de acordo com a agência Sputnik. 

O ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna, acrescentou na nota que Tallinn comunicou aos países da União Europeia que a participação em “eventos de propaganda” organizados pela Rússia deve ser descartada.

“O uso do espaço aéreo da Estônia para voos com destino a Moscou, no contexto do desfile de 9 de maio, está completamente fora de cogitação, e a Estônia não pretende apoiar esse evento de nenhuma forma”, declarou Tsahkna, segundo o comunicado do ministério.

Na terça-feira, a mídia sérvia informou que Letônia e Lituânia proibiram o avião do presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, de sobrevoar seus territórios rumo à Rússia. Vucic chegou ao país nesta quarta-feira. 

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias