Campo Grande, 22 de junho de 2026

Prefeito de Itaquiraí assume comando da Associação dos Municípios de MS

Thalles Tomazelli substitui o presidente e ex-prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB) Eleito em disputa de chapa única, o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB), assumiu ontem o comando da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) pelo biênio 2025/26. Ele substitui o presidente e ex-prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB). A chapa, intitulada Municipalismo Ativo, conta ainda com Maria Rovari (prefeita de Bodoquena) como 1ª Vice-presidente e Maria Portugal (Caarapó) como 2ª vice. Henrique Budke (Terenos) é o secretário-geral e José Natan Dias (Aparecida do Taboado) o tesoureiro. A eleição ocorreu na sede da entidade, em Campo Grande, com a participação de 71 prefeitos dos 79 municípios do estado. A posse da nova diretoria ocorreu logo após a votação, marcando o início de uma gestão que promete fortalecer o municipalismo e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos municípios sul-mato-grossenses. Compromissos Em entrevista, Tomazelli destacou que seu primeiro desafio será auxiliar os prefeitos de primeiro mandato, orientando-os sobre os trâmites iniciais de gestão e contribuindo para a resolução de problemas financeiros enfrentados por alguns municípios. Ele enfatizou a importância de uma atuação rápida para que os novos gestores possam administrar efetivamente suas cidades. Além disso, o novo presidente pretende discutir com os demais prefeitos a queda de receita decorrente da redução do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Uma das propostas é apoiar a bandeira da CNM (Confederação Nacional de Municípios), que busca um aumento de 1% no percentual repassado atualmente às prefeituras de todo o Brasil. A composição da chapa “Municipalismo Ativo” é a seguinte: Diretoria Executiva : Presidente: Thalles Tomazelli (Itaquiraí)1ª Vice-presidente: Maria Rovari (Bodoquena)2ª Vice-presidente: Maria Lurdes (Caarapó)Secretário-geral: Henrique Wancura (Terenos)2º Secretário: Rodrigo Sacuno (Naviraí)3ª Secretária: Márcia do Amaral Schio (Brasilândia)Tesoureiro-geral: José Natan de Paula Dias (Aparecida do Taboado)2º Tesoureiro: Henrique Ezoe (Rio Negro)Diretoria Auxiliar: Diretor Cultural: Gabriel de Oliveira (Corumbá)Diretor Social e Esportivo: Agnaldo Marcelo Oliveira (Antônio João)Diretor de Relações Públicas: Josmail Rodrigues (Bonito)Diretor de Patrimônio: Cleber Dias da Silva (Vicentina)Diretor da Área da Saúde: Leandro Fedossi (Nova Andradina)Diretor para Assuntos Municipalistas: Germino da Roz (Batayporã) Conselho Fiscal – Titulares: Jaime Soares Ferreira (Selvíria)Niagara Kraievski (Coronel Sapucaia)Cláudio da Silva (Jaraguari)Conselho Fiscal – Suplentes: José Paleari (Nova Alvorada do Sul)Rodrigo de Freitas (Cassilândia)Nair Branti (Douradina) Posse ocorreu na tarde de quinta-feira (Foto: Bruno Rezende)