Produtores têm até o dia 30 para registrar vacinação contra brucelose em MS

A vacinação contra a brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 a 8 meses segue obrigatória em todo o Mato Grosso do Sul. A campanha, promovida pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) em parceria com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), está na reta final da primeira etapa, com prazo de registro da imunização até o dia 30 de junho.A brucelose é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias do gênero Brucella e pode ser transmitida aos seres humanos, sendo considerada uma zoonose. A contaminação ocorre principalmente pelo contato com secreções, tecidos de animais infectados ou pelo consumo de leite cru e derivados não pasteurizados. Nos humanos, a doença pode causar febre, fadiga, dores musculares e complicações graves se não tratada. A vacinação é considerada a principal medida de prevenção e controle da brucelose. No Estado, o procedimento deve ser realizado por médico veterinário cadastrado na Iagro ou por vacinador sob sua supervisão. Após a aplicação, os animais devem ser identificados, e o produtor deve registrar a vacinação no sistema e-Saniagro. De acordo com a Iagro, propriedades que não estiverem em dia com a vacinação ficam impedidas de movimentar os animais e estão sujeitas a penalidades, incluindo a suspensão da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, a agência realiza fiscalizações e ações educativas para orientar os produtores sobre a importância do cumprimento das normas sanitárias. A campanha é dividida em duas etapas: a primeira vai de janeiro a junho, com registro obrigatório até 30 de junho, e a segunda de julho a dezembro, com prazo final em 31 de dezembro. Agencia MS.com
Homem confessa feminicídio em Maracaju após discussão motivada por ciúmes

Na noite de sexta-feira (20), Doralice da Silva, de 42 anos, foi assassinada a facadas dentro de sua residência, na Rua dos Pereiras, bairro Vila Juquita, em Maracaju (MS), a cerca de 159 km de Campo Grande. O crime ocorreu por volta das 23h e chocou a comunidade local. Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito, Edemar Santos Souza, de 31 anos, companheiro da vítima, inicialmente negou o crime e tentou incriminar outra pessoa. No entanto, durante as investigações, ele confessou o assassinato ao delegado Pedro Paiva. Edemar alegou que o crime foi motivado por ciúmes, após ver Doralice chegando em casa seguida por um carro. Após uma discussão, ele a agrediu com um soco e, em seguida, desferiu oito facadas, principalmente na região do pescoço. O autor ainda tentou limpar o local, recolheu seus pertences e fugiu. Durante a confissão, indicou o local onde escondeu as roupas usadas no crime e a faca. A Polícia Civil segue com as diligências e trata o caso como feminicídio. foto Policia Civil/Maracaju

