1
Utilidade Pública

Vírus mortal que pode infectar milhões deixa países da Europa em alerta

Aquecimento global pode espalhar fungo que causa doenças pulmonares e cerebrais para novas regiões do globo

Por Wander Lopes

06/05/2025

Um fungo mortal, capaz de infectar milhões de pessoas por ano, pode se espalhar por novas regiões da Europa, Ásia e América devido ao aumento das temperaturas causado pelas mudanças climáticas, segundo um estudo da Universidade de Manchester, na Inglaterra.

O Aspergillus fumigatus, que pode provocar infecções pulmonares, cerebrais e até tornar plantações impróprias para consumo, está no centro das preocupações de cientistas, que alertam para o risco de uma crise de saúde pública.

O fungo, que prospera em temperaturas elevadas, pode expandir sua presença em até 77% do território europeu até 2100, caso o uso intenso de combustíveis fósseis continue. Isso poderia expor cerca de nove milhões de pessoas na Europa à infecção, segundo o jornal britânico The Independent.

Outra espécie de fungo, o Aspergillus flavus, pode se espalhar por 16% do território no norte da China, Rússia, Escandinávia e Alasca, além de tornar áreas no Brasil e em países africanos inóspitas para sua sobrevivência, afetando ecossistemas locais.

“Estamos falando de centenas de milhares de vidas e mudanças continentais na distribuição de espécies. Em 50 anos, onde as coisas crescem e o que te infecta será completamente diferente”, disse Norman van Rhijn, principal autor do estudo, ao jornal britânico Financial Times.

Van Rhijn também disse ao canal de notícias britânico Sky News que as infecções causadas por fungos são “extremamente difíceis” de tratar devido à escassez de medicamentos antifúngicos e à crescente resistência desses organismos aos tratamentos disponíveis.

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias