A vereadora Luiza Ribeiro (PT) denunciou nesta terça-feira (09) a grave situação no Centro Regional de Saúde (CRS) do bairro Tiradentes, que está sem abastecimento de água desde o último sábado (06). A parlamentar informou que vai comunicar o Ministério Público sobre o caso e cobrou providências imediatas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Segundo Luiza, desde domingo (07) ela vem recebendo mensagens de profissionais de saúde e pacientes relatando a falta d’água na unidade. Na manhã de hoje, a vereadora foi pessoalmente ao local para verificar a situação.
“Nós estamos aqui no CRS Tiradentes, chamados pelas equipes médicas e usuários do SUS, por causa do caos que está essa unidade. Desde sábado está faltando água. Como é que se faz atendimento clínico sem água? Pacientes estão sem tomar banho, com medo de usar os banheiros, e as equipes não têm condições de realizar os atendimentos adequadamente. Água é essencial para limpeza, higiene, atendimento e até para oferecer aos pacientes”, afirmou.
A vereadora destacou que a Vigilância Sanitária prevê normas que garantam condições mínimas de higiene e que uma unidade de saúde não pode funcionar sem água. “Já falei com o secretário de Governo, com assessores da Secretaria de Saúde, mas até agora não tivemos uma solução. A unidade está sem direção desde sábado, pois a diretora está de licença maternidade, e a transição na secretaria está desorganizada. Solicitamos que os pacientes sejam removidos com urgência e que o atendimento emergencial seja suspenso até que a situação seja normalizada”, reforçou.
Luiza informou que o Ministério Público será acionado para acompanhar o caso e cobrar providências. “A falta de água em uma unidade de saúde é uma violação grave às normas sanitárias e coloca em risco a saúde de pacientes e trabalhadores”, completou.
Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+