Intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Departamento de Amambay vai promover projetos culturais

O Governo de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Amambay, do Paraguai, assinaram na manhã de hoje (28) acordo de intercâmbio visando o desenvolvimento de projetos culturais. Na solenidade, o governador Eduardo Riedel destacou que a formalização do acordo vai integrar ainda mais as culturas sul-mato-grossense e paraguaia, que historicamente já são intensas e integradas. “Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência o Paraguai. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria”, afirmou. Ao se pronunciar, o governador de Amambay, Juan Silvino Acosta, se declarou um apreciador da cultura e o momento em que o Brasil e Paraguai vivem pleno desenvolvimento econômico com a implantação da Rota Bioceânica e investimentos que fortalecem ainda mais a integração entre os países em todas os setores. Presente ao evento, o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, lembrou que a nova edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações do Paraguai. Para o diretor, o acordo entre Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem. “A cultura transcende fronteiras, e essa parceria é um exemplo claro de como podemos trabalhar juntos para valorizar as nossas tradições, fomentar a diversidade e promover o desenvolvimento cultural de ambos os lados. Além disso, projetos como este permitem que artistas, produtores culturais e comunidades compartilhem experiências, aprendam uns com os outros e ampliem suas redes de atuação”, destacou, completando em seguida. “Estamos ansiosos para dar vida a iniciativas que celebrem a música, as artes visuais, a gastronomia e tantas outras expressões culturais que representam a essência de nossos povos. Este é um passo significativo para consolidar a nossa região como um polo de integração cultural na América do Sul”, frisa. Durante a assinatura do acordo, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), declarou que as iniciativas econômicas e novos investimentos elevam o nível de competitividade de ambos os países. O governador Riedel aproveitou a oportunidade para convidar o seu homônimo paraguaio para participar do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Campo Grande. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MSFotos: Saul Schramm
Operação do GAECO/MPMS investiga fraude à licitação em Câmara de Vereadores

Para angariar provas, foi deflagrada nesta terça-feira (28/01) a “Operação Ad Blocker”, com mandados de busca e apreensão em Aquidauana e Campo Grande O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã de hoje, dia 28/01, a “Operação Ad Blocker”, cumprindo mandados de busca e apreensão nas cidades de Aquidauana e Campo Grande. A investigação aponta a existência de indícios da prática de crimes de fraude a processo licitatório e contrato dele decorrente, envolvendo agentes políticos, servidores públicos da Câmara Municipal de Aquidauana e empresários do ramo publicitário. Pela contratação, a referida Câmara de Vereadores já pagou valor milionário nos últimos três anos e a execução do contrato aponta para inúmeras fraudes, inclusive uso de supostos serviços para beneficiar interesse particular de agente público. O nome dado à operação faz referência à tradução do inglês para o português – bloqueador de anúncios – exprimindo a própria finalidade da apuração dos fatos. Texto: GAECO/MPMS
NA LATA: Lula é culpado por aumento dos alimentos, dispara Tereza

Senadora de MS não mediu palavras na hora de falar da crise de preços Senadora pelo PP de MS, Tereza Cristina tem na ponta da língua o culpado pelo aumento dos preços dos alimentos no Brasil: Luiz Inácio Lula da Silva. E ainda defende o agronegócio regional. O governo mais uma vez não faz o dever de casa de cortar gastos, cria desconfiança que gera aumento de inflação, de juros e do dólar. É isso que está aumentando os preços; não há nenhum desequilíbrio no agronegócio brasileiro. Será que o governo está procurando jogar a culpa para o setor? Não vai colar” – disparou Tereza Cristina
Rafael Tavares lamenta ‘Jesus de fio-dental’ e diz: ‘maconheiros de faculdade’ (vídeo)

Ele é autor de projeto de lei que proíbe crianças em paradas gays O vereador Rafael Tavares (PL) lamentou o episódio em que um folião de bloco carnavalesco representou Jesus Cristo vestido de fio-dental e com trejeitos afeminados, em Porto Alegre (RS).Conforme o parlamentar, que é conservador, os envolvidos no caso seriam ‘’malucos de faculdade’’ e ”maconheirada de faculdade”. ”Eles são todos ateus… aí fica fazendo essas barbaridades aí”, comentou o parlamentar. Ele, inclusive, tem um projeto de lei que proíbe crianças de até 12 anos de entrarem em eventos de diversidade sexual como a Parada Gay. ”Por isso [participantes do bloco] que saem tudo da universidade analfabeto funcional e de esquerda”, acrescentou Rafael. Ele destacou que, em razão de situações como essa é que foca na briga em proteger as crianças. ”Porque são menores de idade e aí quando acontece principalmente na rede pública, financiada com imposto, aí a gente vai pra cima”, finalizou. Entramos em contato com a deputada federal Camila Jara (PT) que é apoiadora de bloquinhos carnavalescos como o citado. Não houve retorno. Outros parlamentares federais por MS não se manifestaram sobre o caso nas redes sociais O caso Uma apresentação provocou polêmica neste domingo (26). Durante o ”Bloco da Laje”, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Jesus Cristo foi retratado retirando a roupa até ficar com uma tanga fio-dental. ”Vamos tirar, vamos tirar, vamos tirar Jesus da cruz”, diz a marchinha de carnaval, enquanto um folião que interpreta Jesus faz striptease até ficar de fio-dental. Em seguida, ele desce da árvore onde performava e é carregado nos braços da multidão. O evento, batizado ”Carnaval Sublime”, gerou revolta. Nas redes sociais, pessoas afirmaram que uma professa da Unisinos, universidade jesuíta privada da região, teria participado do bloco e compartilhado as imagens. Nesta segunda-feira, a rede social da instituição foi inundada com cobranças para que a suposta docente fosse demitida. O espaço está aberto para manifestação dos envolvidos no bloco carnavalesco. metropole.com
Além da verba de gabinete e da cota, Geraldo e Ovando receberam R$ 93,5 mil de moradia

Os deputados federais Geraldo Resende (PSDB) e Dr. Luiz Ovando (PP) receberam R$ 51.036 e R$ 42.530, respectivamente, de auxílio-moradia em 2024. Os valores se somam ao que cada um tem direito da cota parlamentar e verba de gabinete. Os outros seis parlamentares de Mato Grosso do Sul utilizam o apartamento funcional disponibilizado pela Câmara Federal. Cada parlamentar tem direito a receber auxílio-moradia de R$ 4.253 quando não ocupa um dos 447 apartamentos funcionais que a Câmara tem em Brasília. O auxílio- moradia pode ser pago diretamente no contracheque ou por reembolso mediante a apresentação de recibo de aluguel ou hotel. Se o aluguel for maior, o deputado pode pagar a diferença com verba da cota parlamentar. Geraldo Resende recebeu R$ 4.253 em todos os 12 meses no ano passado. Já Luiz Ovando ficou sem receber em janeiro e agosto. A soma do que ambos receberam chega a R$ 93.566. Além dessa verba, Geraldo foi vice-campeão em gastos da cota parlamentar, com R$ 556,6 mil – houve aumento de 9,82% em relação a 2023, com R$ 506,8 mil. Ex-secretário estadual de Saúde, ele cogitou disputar a prefeitura de Dourados, mas acabou desistindo diante do favoritismo de Marçal Filho (PSDB), eleito prefeito. Dr. Luiz Ovando reduziu em 2% o gasto com a cota parlamentar, de R$ 498,1 mil para R$ 488 mil, mas se destacou como o 5º integrante da bancada federal sul-mato-grossense com o maior gasto. Com décadas de mandatos nas costas, Dagoberto Nogueira (PSDB), Vander Loubet (PT), e Geraldo Resende se destacaram no topo dos que mais usaram a verba de gabinete, na casa do R$ 1,3 milhão. Em seu segundo mandato, Beto Pereira (PSDB) também integra a seleta lista, assim como o novato Marcos Pollon (PL). Camila Jara (PT) e Dr. Luiz Ovando (PP) vem logo atrás, com R$ 1,2 milhão cada. texto e foto-O jacare
MARACAJU: sindicância para apurar janelas entregues para prefeitura pela ROCAMORA encerra sem responsabilizar nenhum servidor

A sindicância apurou que foram entregues janelas inferiores, com diferença de R$ 248,36, ou seja, um prejuízo de R$ 71,527,68. Foi publicado no Diário Oficial (24/01) o resultado do PROCESSO SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA Nº 001-2024 que visava apurar a suposta entrega de quantidade inferior de fios elétricos e janelas que não correspondem com as especificações estabelecidas no Processo Licitatório que foram usados no “Programa Habitacional Lotes Urbanizados”. A Sindicância apurou que foram entregues para a Prefeitura, janelas de qualidade e preço inferior, ou seja, pagou-se por janelas de alumínio e recebeu janelas de ferro e aço. Consta ainda que a diferença de cada janela cotada em uma loja de material de construção local, é de R$ 248,36 (duzentos e quarenta e oito reais e trinta e seis centavos) ou seja, um prejuízo de R$ 71,527,68 (setenta e um mil quinhentos e vinte e sete reais e sessenta e oito reais). Em seu relatório, a Sindicância apurou que em relação a conduta dos servidores que atestaram a nota, não houve desídia ou má-fé, pois afirmaram que não conheciam o inteiro teor do Programa Lote Urbanizado, e nem os materiais que foram licitados na época, por isso não foram responsabilizados. Além do ex-vereador LUCIANO FRANÇA, foram ouvidos pela sindicância os servidores VOINEI ROGÉRIO LANGE, WILLIAN GOMES FARIAS e JAIR ROBERTO DIAS DE BORBA. Em relação a ROCAMORA, a sindicância observou que a empresa agiu com deslealdade e má-fé, determinando a abertura de procedimento de Apuração de Falta Contratual. Convém destacar que a empresa ROCAMORA SERVIÇOS DE ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO EIRELLI recebeu no período de 2021 à 2023 da Prefeitura Municipal de Maracaju, com diversos contratos, o valor de R$ 1.002.565,10 (um milhão dois mil quinhentos e sessenta e cinco reais e dez centavos). Confira aqui o resultado da SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA Nº 001-2024! Por fim, o contrato da prefeitura e ROCAMORA, empresa investigada pelo GAECO, foi alvo de investigação do Ministério Público Estadual através da “Notícia de fato nº 01.2024.00002852-3” protocolada pelo ex-vereador LUCIANO FRANÇA. O Cidadão Alerta Galeria de imagens:
1ªSessão Ordinária da câmara municipal biênio 25/26 de Maracaju foi realizada nesta segunda-feira

A 1ª Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Maracaju, foi realizada neste dia (27), no Centro Cultural e contou com a presença de todos os vereadores, onde a ordem do dia foi, Encaminhar para parecer jurídico e Pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; Educação, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei nº01/2025/CMM, que dispõe sobre o uso de aparelho celulares outros dispositivos tecnológicos em ambiente escolar da rede municipal de ensino, para emissão de pareceres em tempo hábil. Encaminhar para parecer jurídico e parecer da Comissão e Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei 01/2.025/ PMM; que dispõe sobre a denominação de conjunto Habitacional construído no Loteamento Ivan Loureiro Cardoso para emissão de parecer em tempo hábil. Votar o pedido de urgência, referente ao Projeto de Lei 01/2.2025/PMM. As sessões da Câmara de Vereadores acontecem todas as segundas-feiras, às 08:00horas da manhã no Centro Cultural. Participem!

