Safra de soja 2024/2025 : mais de 770 mil hectares já foram colhidos no Estado

Cerca de 1,9 milhão de hectares estão afetados pelo estresse hídrico, representando 43% da área total De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, a colheita da safra de soja 2024/2025 alcançou cerca de 17,3% da área total. A área colhida até o momento, é de aproximadamente 778.673 hectares. Com base na avaliação semanal, cerca de 1,9 milhão de hectares estão afetados pelo estresse hídrico, representando 43% da área total. “Nos últimos sete dias, o estado registrou precipitações consideráveis, com acumulados variando entre 8 e 73 milímetros. Essas chuvas foram fundamentais para a manutenção dos cultivos nas regiões mais afetadas pela estiagem. Graças a isso, as condições das lavouras permaneceram praticamente estáveis”, aponta o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta. A região sul está mais avançada, com cerca de 20,8% do total colhido, seguida pela região centro, com 18% e, da região norte, com 2,6% da área total colhida. A porcentagem colhida está acima da média dos últimos 5 anos. Por enquanto, há apenas um pequeno atraso devido às chuvas. No entanto, as operações seguem a todo vapor no estado. “O pico de colheita inicia nesta semana, de 14/02 a 14/03. Nesse período, espera-se colher aproximadamente 79% da área estimada”. Condições das lavouras Na região Norte, 90% das lavouras estão em boas condições, 9,5%em situação regular e 0,5% em condições ruins. Na região Nordeste, 86,3% das lavouras estão em boas condições, 8,4% regulares e 5,3% em condições ruins. 73% das lavouras da região oeste estão boas, 13,7% ruins e 13,3% regulares. Na região Centro, 48,4% das lavouras estão em boas condições, 33,7% em condições ruins e 17,9% em situação regular. Na região sul, 37,% das lavouras estão em condições regulares, 33,5% em condições ruins e 28,8% em boas condições. Na região Sudoeste, 49,3% das lavouras estão em boas condições, 37,7% em situação regular e 13% em situação ruim. Na região Sul-Fronteira, cerca de 45% estão em condições ruins, 29,9% boas e 25,2% em situação regular. Por fim, na região Sudoeste, 60% das lavouras estão em boas condições, 21% em situação regular e 19% em situação ruim. Milho Paralelamente à colheita da soja, a Aprosoja/MS acompanha o plantio do milho segunda safra 2024/2025. De acordo com o SIGA-MS, na região centro, cerca de 15% da área total foi semeada com o cereal, seguida pela região sul com 14% e na região norte, cerca de 1,2% da área já está plantada com o milho. “Importante ressaltar que o plantio deve ser realizado o mais cedo possível dentro dessa janela, preferencialmente até o final de fevereiro, para reduzir os riscos de déficit hídrico durante as fases críticas do cultivo, como o florescimento e o enchimento de grãos. O zoneamento agrícola e as recomendações técnicas locais também devem ser consultados para ajustar o calendário de plantio conforme a região específica dentro do estado”, finaliza Gabriel. Expectativa A expectativa na safra de soja 2024/2025 é que a área seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. Gerando a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos. A estimativa para o milho da 2ª safra indica que a área cultivada deve atingir 2,103 milhões de hectares, com uma produtividade média de 80,8 sacas por hectare. A produção está estimada em 10,199 milhões de toneladas, representando um aumento de 20,6% em comparação com o ciclo anterior. Mais informações sobre as lavouras de soja e milho podem ser obtidas aqui Texto: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS) Fotos: equipe de campo da Aprosoja/MS
Pessoas com deficiência terão desconto de 60% do IPVA

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou o decreto nº 16.562/2025, que regulamenta a redução de 60% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda, síndrome de Down e autistas. A medida, assinada pelo governador Eduardo Riedel, permite que o benefício seja aplicado a um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, independentemente de o beneficiário ser habilitado para dirigir. Uma alteração significativa é a dispensa da renovação anual para deficiências permanentes. “Queremos poupar as famílias de processos burocráticos desnecessários. A comprovação inicial será suficiente”, afirmou o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira. O decreto define os critérios para a concessão do benefício, com base nos parâmetros do CID-10 e CID-11. No caso de autistas e pessoas com síndrome de Down, é necessário apresentar um laudo médico que ateste a incapacidade de dirigir. Para menores de 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIP-TEA) pode ser utilizada como substituição de documentos médicos. “A simplificação do processo respeita as necessidades dos beneficiários e de suas famílias”, destacou o secretário de Fazenda. Solicitação digital e validade retroativa O pedido do benefício deve ser feito pelo portal e-Fazenda, no módulo e-SAP, mediante envio da documentação necessária, como laudo médico e CRLV do veículo. Para deficiências não permanentes, o laudo médico precisa ter sido emitido nos últimos três meses. “O cidadão não precisará se deslocar até repartições públicas. Tudo será resolvido digitalmente, garantindo agilidade e transparência”, enfatizou o secretário. O decreto também valida isenções concedidas anteriormente. “É uma medida de respeito e justiça para aqueles que já cumpriam as exigências legais”, complementou. A Secretaria de Fazenda (SEFAZ) disponibilizará orientações e capacitação para os servidores responsáveis pela análise dos pedidos, que deverão ser processados em até 30 dias. A previsão é que cerca de 15 mil famílias sejam contempladas ao longo de 2025. “Isso demonstra que políticas públicas eficientes nascem do diálogo entre Estado e cidadão”, destacou o secretário. Os interessados devem acessar o portal e-Fazenda, preencher o requerimento no e-SAP e anexar os documentos necessários. Não há cobrança de taxa estadual. O decreto está disponível no Diário Oficial Eletrônico de MS (07/02/2025) para consulta. MS/EMDIA
Em Brasília, MS recebe selo ouro pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Mato Grosso do Sul recebeu a classificação “ouro” do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em evento realizado na tarde de ontem (10), em Brasília (DF). Instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, o selo foi lançado em setembro do ano passado e integra o CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada). Representando o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, esteve presente no evento para receber a premiação ao lado de gestores estaduais, municipais e distritais de todo o País, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana, entre outras autoridades. “Essa homenagem é reflexo do nosso compromisso efetivo com a alfabetização e receber essa premiação é o reconhecimento do trabalho das nossas escolas em todo o Estado. Parabéns aos envolvidos nessa conquista e parabéns pela dedicação de cada uma das nossas escolas! Seguimos trabalhando pela qualidade da Educação da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul”, destacou Daher. Ao todo, 27 estados e mais de 4,6 mil municípios se inscreveram para concorrer ao selo. Deles, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios alcançaram o selo “ouro”, enquanto nove estados e 1.062 municípios alcançaram o selo “prata”. O selo “bronze” será concedido para três estados e 533 municípios. O resultado final foi divulgado em dezembro de 2024. Além de Mato Grosso do Sul, foram contemplados com o selo “ouro” os estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. O selo “prata” foi para os estados Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já o selo “bronze” foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em MS, 38 municípios ganharam o selo “ouro”, 20 conquistaram o selo prata e três o bronze. Sobre o Selo Premiação entregue aos estados, o selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas exitosas de gestão das secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. Para conquistar o selo, as secretarias de Educação precisaram atender uma série de pré-requisitos, apresentando documentos comprobatórios das ações realizadas, de acordo com a proposta do CNCA. A entrega da premiação será realizada anualmente e se tornará a primeira fase do reconhecimento de boas práticas de estados e municípios. Segundo o Governo Federal, neste ano de 2025, após os resultados do ano letivo de 2024 serem sistematizados e divulgados, o MEC realizará uma segunda premiação, focada no reconhecimento de quem cumpriu as metas definidas para o CNCA, expressas no percentual de crianças alfabetizadas. Iniciativa Nacional Lançado em junho de 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados, que foram convidados a aderir ao CNCA. Todos os estados e o Distrito Federal aderiram à política, além de 99,8% dos municípios (5.558). O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. Foram estabelecidas metas anuais no CNCA (período 2024-2030) em nível nacional e para cada estado, município e escola. A meta nacional é assegurar que, até 2030, no mínimo 80% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. O CNCA busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, ficou responsável pela elaboração da política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades. Comunicação SEDFotos: Divulgação Premiação foi recebida pelo secretário de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, ao lado de gestores estaduais, municipais e distritais de todo o País.
Avião da Gol colide com viatura no aeroporto do Galeão no RJ.

Um avião da Gol bateu em uma viatura na noite desta terça-feira, 11, por volta das 22h, momento em que decolava no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.A aeronave envolvida é um Boeing 737 MAX 8 e tinha destino a cidade de Fortaleza.De acordo com a concessionária RIOGaleão, não há feridos e os passageiros já foram desembarcados. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.O aeroporto opera normalmente para pousos e decolagens.Um Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas colidiu com uma viatura durante aceleração para decolagem no aeroporto do Galeão Um Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas colidiu com um veículo de manutenção, durante a aceleração para a decolagem da pista 10-28 do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (11). A aeronave de matrícula PS-GPP, em operação há apenas onze meses, seguiria para o aeroporto internacional de Fortaleza (FOR). A tripulação conseguiu abortar o procedimento em segurança, bem como efetuou o desembarque dos passageiros, com auxílio de equipes de emergência que foram acionadas. “O RIOgaleão informa que houve um incidente sem vítimas entre um carro de manutenção e um avião em uma das pistas do aeroporto na noite desta terça-feira, por volta das 22h. Não há feridos e os passageiros já foram desembarcados. O aeroporto continua operando normalmente para pousos e decolagens”, disse a concessionária que administra o terminal, em nota. Procurada por AERO Magazine, a Gol Linhas Aéreas enviou a seguinte nota: “A GOL informa que, na noite desta terça-feira (11), a aeronave designada para o voo G3 1674 (Rio de Janeiro – Fortaleza) colidiu com uma viatura da administradora do Aeroporto RIOgaleão, que se encontrava na pista durante o procedimento de decolagem, que foi interrompido. Todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança, recebendo total assistência da Companhia.”Até o início da madrugada de quarta-feira (12), pousos e decolagens ocorriam normalmente, por apenas uma das pistas (15-33).

