Jovem morre após tomar gin contaminado com metanol em adega
O jovem, Rafael Anjos Martins, que estava internado desde o dia 1º de setembro após consumir gin contaminado com metanol morreu nesta quinta-feira (23), em São Paulo. O rapaz de 28 anos comprou a bebida em uma adega localizada na Zona Sul da capital paulista, e a origem do líquido seria uma distribuidora investigada, que fica na cidade de São Bernardo do Campo. O estabelecimento seria responsável por falsificar bebidas com uso de álcool combustível adulterado. Rafael ficou 52 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz Osasco. Na noite em que consumiu a bebida, o jovem estava com outros quatro amigos, sendo que todos passaram mal no dia seguinte. Enquanto estava hospitalizado, o rapaz chegou a perder a visão. Os familiares fizeram uma corrente de orações nas redes sociais e pediram pela vida de Rafael. “Senhor meu Deus eu te peço devolva o fôlego de vida para Rafael, cura ele com teu poder, meu Deus faz teu milagre meu Deus!”, suplicou uma amiga. Relembre a história da vítima:
Lula diz estar confiante sobre acordo com Trump e fala em negociar sanções a ministros

Em visita à Indonésia, nesta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou confiante no resultado da reunião com o líder norte-americano, Donald Trump, e disse “não existir veto” sobre nenhum assunto que será discutido entre eles, incluindo a punição aplicada aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o petista, o acordo com Trump será bom para ambos países. “Essa reunião está sendo esperada há algum tempo. Eu tenho todo interesse em ter essa reunião e mostrar que houve um equívoco nas taxações. Houve um certo truncamento, mas depois do telefonema do Trump, acho que estamos caminhando para mostrar que não há divergência que não possa ser dirimida quando duas pessoas com boa vontade se sentam em uma mesa”, disse.
Frente Parlamentar: Novo aquífero é descoberto e MS passa a ter nove sistemas hídricos

Como resultado de uma década de estudos, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ALEMS) descobriram a existência de um aquífero, concentrado em São Gabriel do Oeste, que, até então, era considerado como parte do Aquífero Guarani. Com isso, o estado passa a ter nove sistemas aquíferos. A descoberta e a proposta de reconhecimento do novo aquífero foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (23) durante reunião da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, realizada no plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa (ALEMS). Deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar O encontro foi proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar, que enfatizou a importância da pauta. Ele destacou que a relevância da água, seu papel estratégico no futuro e a necessidade de monitoramento para evitar contaminação e manter o equilíbrio dos recursos hídricos. “As pessoas fazem guerra por conta da água. E, no futuro, a água vai ser estratégica para o nosso estado. Então, precisamos cuidar do nosso subsolo, para que tenhamos água garantida para as próximas gerações”, considerou o deputado. A apresentação das pesquisadas sobre o Aquífero São Gabriel do Oeste foi feita pelo professor aposentado do Departamento de Geologia da UFMS, Giancarlo Lastoria. Ele informou que a área estudada tem cerca de 1,4 mil quilômetros quadrados e abrange 36% de São Gabriel do Oeste. “Mais de 90% da área estão em São Gabriel do Oeste e pequenas partes nos municípios de Rio Negro e de Bandeirantes”, informou. Professor Giancarlo Lastoria apresentou a pesquisa De acordo com o professor, o Aquífero São Gabriel do Oeste era considerado como sendo parte do Aquífero Guarani, o que as pesquisas demostraram ser um equívoco. Lastoria explicou que os dois aquíferos são, na verdade, separados por uma camada de rochas basálticas. “Então, não existe um contato direto com o Aquífero Guarani. Existe entre esses dois aquíferos essa camada de basalto”, detalhou. O professor informou que, durante o período de dez anos de pesquisa, a equipe fez o cadastro e o georreferenciamento de mais de 60 poços tubulares. Foi descoberto que o Aquífero São Gabriel do Oeste tem considerável valor estimado de porosidade efetiva, isto é, a quantidade efetivamente de água de chuva que vai infiltrar e recarregar o aquífero. “Com base nas análises que fizemos, chegamos a um valor estimado de 20%. Isso é maior do que qualquer um dos aquíferos que estão elencados no Mapa Hidrológico do Plano Estadual de Recursos Hídricos”, comparou Lastoria. Também foram encontrados, nas águas do aquífero, alguns metais pesados, como arsênio, selênio e chumbo. “Esses metais são, provavelmente, herança das práticas antigas de aplicação de fungicidas e pesticidas ou de insumos (calcário e gesso) usados na correção do solo”, explicou o professor. Na última análise, entretanto, o arsênio não foi mais encontrado. A água do aquífero tem grande importância para a região. “A vazão dos poços tubulares, na faixa de 15 metros cúbicos por hora, não é muito alta, mas atende perfeitamente a população rural e pequenas agroindústrias do município”, disse o professor. “A reserva renovável anual tem uma capacidade extremamente importante”, acrescentou. Com essas características, as águas do Aquífero São Gabriel do Oeste são favoráveis à captação por meio de poços. “Lá no assentamento, cada lote tem um poço. São poços relativamente rasos, com custo-benefício muito favorável, com uma água, a princípio, de boa qualidade. E, é claro, temos que tomar cuidado com a questão da contaminação”, afirmou. De acordo com Lastoria, é preciso atenção com as águas do aquífero. “A preocupação é quanto ao uso e à ocupação do solo pela agricultura intensa, com a instalação de agroindústria, suinocultura, avicultura. Isso pode impactar o aquífero, tendo em vista essa recarga muito rápida. Portanto, há a necessidade de um monitoramento contínuo”, alertou. No Plano Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, estão definidos oito sistemas aquíferos: os aquíferos porosos de Cenozóico (SAC), Bauru (SAB), Guarani (SAG), Aquidauana-Ponta Grossa (SAAP) e Furnas(SAF); e os aquíferos fraturados de Serra Geral (SASG), Pré-cambriano calcários (SAPCC) e Pré-cambriano (SAPC). Agora, há a proposta de inclusão do Aquífero São Gabriel do Oeste (ASGO). A apresentação completa do professor pode ser acessada aqui. Reunião contou com a presença de autoridades diversas Além do deputado Renato Câmara e do professor Giancarlo Lastoria, compuseram a mesa de autoridades o ex-prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, representante do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), Ana Luiza de Almeida Batista Martins Abrão. VI Seminário Estadual da Água Ao fim da reunião, Ana Luiza Abraão apresentou as propostas discutidas e alinhadas no VI Seminário Estadual da Água. Com o tema “Gestão de Recursos Hídricos Frente às Mudanças Climáticas”, o evento foi realizado na ALEMS no dia 21 de março deste ano. O grupo de trabalho da relatoria do Seminário foi composto por representantes da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos. Entre as propostas consensuadas no Seminário, estão: contemplar o reuso da água no novo Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH); incluir no novo PERH a reservação de água como utilidade pública, interesse social, segurança hídrica e alimentar; destinar recursos financeiros para fortalecer o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias Hidrográficas; fomentar a capacitação para gestores públicos, sociedade e usuários de água, por meio de conteúdos específicos, entre outras proposições.
Outubro Rosa: Dr. Victor Rocha destaca avanços do Ministério da Saúde e reforça a importância do atendimento integrado da Casa Rosa

O Ministério da Saúde anunciou uma série de novas medidas históricas que fortalecem o combate ao câncer de mama no Brasil. As iniciativas incluem a ampliação da faixa etária para mamografia no SUS, a incorporação de medicamento inovador para o tratamento do câncer de mama agressivo, a criação de um auxílio financeiro para pacientes em radioterapia, e a nova portaria que reforça a importância do atendimento integrado e resolutivo — modelo já praticado com sucesso pela Casa Rosa, em Campo Grande. À frente dessa luta está o vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal e membro do Departamento de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).Reconhecido por sua atuação técnica e política, Dr. Victor tem contribuído para alinhar as experiências locais do SUS a políticas nacionais de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “Essas medidas são um marco para a saúde da mulher. Elas representam o SUS mais próximo, mais eficiente e mais humano que defendemos todos os dias. É exatamente esse modelo que aplicamos na Casa Rosa: um atendimento rápido, integrado e resolutivo que salva vidas”, destacou o parlamentar. Redução da idade para mamografia: mais acesso e prevenção precoce – O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso à mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas, e a manutenção do rastreamento até os 74 anos. A mudança antecipa o diagnóstico, reduz atrasos e permite detectar o câncer em estágios iniciais, quando as chances de cura ultrapassam 90%.Essa conquista é resultado da escuta de especialistas, entre eles o Dr. Victor Rocha, que defende a detecção precoce como principal arma contra a mortalidade feminina por câncer de mama. “Quando a mulher consegue fazer o exame no tempo certo, as chances de cura aumentam exponencialmente. Essa medida vai salvar milhares de vidas em todo o país”, enfatizou o médico. Tratamento inovador no SUS: nova esperança para casos agressivos – Para ampliar o acesso ao tratamento de alta complexidade, o Ministério da Saúde investiu R$ 160 milhões na compra do medicamento Trastuzumabe Entansina, uma terapia de última geração indicada para pacientes com câncer de mama tipo HER2 positivo — uma das formas mais agressivas da doença. A previsão é de que mais de 1.100 pacientes sejam beneficiadas ainda em 2025, e o novo medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade nesse grupo específico. “Essa incorporação representa a vitória da ciência e da empatia. Ver um tratamento tão eficaz chegar à rede pública é motivo de esperança para milhares de famílias brasileiras”, comemorou Dr. Victor Rocha. Portaria Nacional reforça o modelo de atendimento integrado e resolutivo – Em uma portaria inédita publicada neste mês, o Ministério da Saúde destacou a importância da organização de redes de atenção oncológica baseadas no cuidado contínuo e resolutivo — com foco na agilidade do diagnóstico e no acolhimento integral do paciente. O modelo reconhece que o tempo entre a suspeita e o início do tratamento é determinante para a sobrevida. Essa diretriz é exatamente o que a Casa Rosa já aplica com excelência: o atendimento integrado e resolutivo, em que a paciente realiza consulta, exame de imagem e biópsia no mesmo dia, evitando demoras e filas.O projeto, criado e liderado pelo Dr. Victor Rocha, já realizou mais de 12 mil atendimentos e diagnosticou 230 casos de câncer de mama — todos com acompanhamento gratuito pelo SUS. “O Ministério da Saúde validou o que já vínhamos provando na prática: quando o atendimento é resolutivo, o diagnóstico é rápido, o tratamento começa antes e as vidas são salvas”, explicou o vereador. Apoio financeiro para pacientes em radioterapia – Outra medida inovadora anunciada pelo Ministério é a criação de um auxílio financeiro nacional para garantir transporte, hospedagem e alimentação de pacientes em tratamento de radioterapia pelo SUS.O objetivo é impedir que o tratamento seja interrompido por falta de condições financeiras, um dos principais desafios enfrentados por pacientes de baixa renda. “Essa política traz dignidade e humanidade para o tratamento. Nenhum paciente deve abandonar o cuidado por não ter como chegar ao hospital. Esse auxílio é uma vitória para o SUS e para a vida”, ressaltou Dr. Victor Rocha. Casa Rosa: modelo que inspira o Brasil – Durante o Outubro Rosa, a Casa Rosa mantém uma agenda intensa de mutirões, palestras, atendimentos e ações educativas em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul, levando conhecimento, prevenção e diagnóstico precoce a milhares de mulheres. Desde sua implantação, em novembro de 2021, a Casa Rosa realizou mais de 12 mil atendimentos e fez o diagnóstico de 230 casos de câncer de mama. Oportunizando diagnóstico e tratamento em tempo hábil e ágil. A soma das ações nacionais e locais demonstra que o Brasil avança para um novo patamar de cuidado: mais acesso, mais eficiência e mais humanidade. “A Casa Rosa é a prova de que o SUS pode ser resolutivo, acolhedor e transformador. Cada atendimento é uma chance de reescrever uma história e devolver esperança a uma família”, concluiu Dr. Victor Rocha. Texto e Foto: Assessoria de Imprensa Vereador Dr. Victor Rocha
<b>Dia da Democracia</b>: Poder que emana do povo e existe para cada um

Uma prática que iniciou na Grécia Antiga garante que as pessoas exerçam a cidadania, participando nas decisões políticas do local onde vivem, seja um município, um estado ou um país. É a democracia que permite a soberania de um povo.…
Com 16 vagas para Mato Grosso do Sul, Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com as inscrições abertas para o seu programa de Estágio Superior 2026, com 16 vagas para Mato Grosso do Sul, sendo 13 para Ribas do Rio Pardo e 3 para Três Lagoas. Ao todo, são mais de 100 vagas abertas, disponíveis também para os estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Bahia, Espírito Santo e Ceará. Para participar do processo de seleção, os candidatos e candidatas precisam estar cursando o ensino superior e ter a formação prevista entre julho de 2027 e dezembro de 2028. Para concorrer às vagas é necessário ter disponibilidade de atuação na localidade selecionada, uma vez que o modelo de trabalho na Suzano é definido conforme a necessidade de cada área e unidade. O conhecimento de um segundo idioma, como o inglês, não é obrigatório, e todas as graduações são admitidas (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo). As inscrições estão abertas até dia 27 de novembro e devem ser feitas pelo site: https://www.suzano.com.br/trabalhe-conosco/estagio. O processo de seleção é 100% online e conta com etapas de aderência de fit cultural – avaliação do perfil do(a) candidato(a) com a cultura da empresa, desafios, além de entrevistas com a liderança da Suzano. O resultado do processo seletivo será divulgado em dezembro de 2025, com previsão de início das atividades para fevereiro de 2026. Além de um plano de carreira diferenciado, que inclui ambientações, treinamentos e encontros com mentores(as), as pessoas selecionadas têm a oportunidade de liderar um projeto relevante na área de atuação, e apresentá-lo para a companhia e a respectiva liderança. O programa de Estágio Superior Suzano oferece salário compatível com o mercado, assistência médica e seguro de vida, vale-refeição e vale transporte, ou refeitório e fretado nas unidades industriais, além de apoio e orientação psicológica gratuita em qualquer hora e lugar, de forma virtual, confidencial e segura pela plataforma Wellz. Sobre a Suzano A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.
CPI do Consórcio Guaicurus termina em pizza, enquanto ônibus velhos continuam quebrando e Justiça ainda autoriza aumento da tarifa técnica

A tão aguardada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar as irregularidades do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo de Campo Grande, terminou como tantas outras na história política brasileira: em uma boa pizza acompanhada de um bom vinho, mas sem qualquer resultado efetivo para a população. Enquanto os parlamentares encerram a CPI em clima amistoso e discursos protocolares, os ônibus seguem em estado lastimável. Veículos velhos, sucateados e sem manutenção mínima quebram com frequência pelas vias da capital, deixando trabalhadores, estudantes e idosos literalmente a pé — sem transporte, sem explicação e sem respeito. A cada dia, aumenta a revolta dos usuários diante do descaso com o transporte público, que mais parece uma herança de ferro-velho do que um serviço essencial. A frota, envelhecida e deficiente, coloca em risco a segurança de motoristas e passageiros. O consórcio, por sua vez, segue amparado por decisões que pouco ou nada refletem o interesse público. Prova disso é a mais recente decisão judicial em favor do Consórcio Guaicurus. Em meio a uma grave crise financeira e a um serviço prestado em condições precárias, o consórcio recebeu uma boa notícia do Poder Judiciário: decisão de primeira instância determinou que o município cumpra sentença já transitada em julgado que eleva a tarifa técnica para R$ 7,79. A decisão, assinada pelo juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, dá prazo de 30 dias para manifestação da Prefeitura de Campo Grande. O aumento coloca ainda mais pressão sobre o poder público, já que tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado — que subsidiam a operação — estão inadimplentes no pagamento do subsídio. Ou seja, além de ônibus velhos e quebrados, a população pode se preparar para ver o custo do transporte subir novamente, enquanto a CPI que prometia soluções terminou, literalmente, em pizza. No fim, o que se vê é o mesmo roteiro de sempre: poder público omisso, consórcio beneficiado e o cidadão pagando a conta — seja no bolso, seja no ponto de ônibus, esperando por um coletivo que talvez nem chegue. Matéria exclusiva — Folha do Estado do BrasilPor Wander Lopes
Zé Teixeira apresenta indicações para melhorias em Dourados

O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta semana, três indicações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul voltadas a atender demandas da população de Dourados, maior cidade do interior do Estado. Representante do município na Casa de Leis, o…
Saiba quando desligar aparelhos elétricos é questão de segurança

Desconectar dispositivos de calor e eletrônicos durante tempestades ou viagens evita choques e incêndios. Manter essa rotina de prevenção ajuda a proteger pessoas, pets e o próprio patrimônio doméstico
Dicas práticas para aumentar a duração da bateria do seu iPhone

Funções nativas e ajustes simples podem ajudar a prolongar a carga do iPhone. Reduzir o brilho da tela, limitar atualizações em segundo plano e ativar o modo de economia de energia são medidas eficazes para garantir bateria o dia todo

