Campo Grande, 22 de junho de 2026

Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes

Mais uma etapa dos treinões preparatórios aconteceu neste sábado (20), em Três Lagoas, com a finalidade de promover saúde e incentivo às atividades físicas aos que desejam participar da 4ª Corrida dos Poderes. Não apenas os servidores públicos, mas a população em geral também pôde percorrer o trajeto de 3km de caminhada ou 5km de corrida, a partir das 7h30, no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox.  Quem acompanhou o evento representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi o deputado Paulo Corrêa (PL). “O esporte tem esse potencial de unir saúde e integração social e isso também é o que propõe a Corrida dos Poderes. Os treinões são preparativos para essa grande festa que é a Corrida, por isso quero agradecer todo mundo que se empenhou para participar, mesmo sob um tempo sem sol e frio, mas com grande alegria”, ressaltou o deputado. O governador Eduardo Riedel (PP) também esteve presente, acompanhado de sua esposa Mônica Riedel, idealizadora do evento. “Alegria muito grande estar aqui, comemorando o aniversário da cidade e prestigiando essa iniciativa dos poderes por um objetivo comum. Tudo começou com uma boa ideia da primeira-dama e construímos juntos com apoio dos parceiros e crescendo a cada edição. Quero parabenizar a organização desse evento que representa bem-estar e inclusão também”, ressaltou Riedel.  Mônica correu o percurso de 5km. “A Corrida dos Poderes nasceu de um sonho construído junto com a Kátia Claro, pensando em unir pessoas por meio do esporte. O treinão em Três Lagoas mostra exatamente isso: famílias, inclusão, saúde e qualidade de vida caminhando juntas. E é muito importante ver como esse movimento cresce a cada edição, fortalecendo ainda mais essa preparação coletiva, até chegarmos à grande prova final”, destacou a primeira-dama.  Para o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Rojas a iniciativa foi um sucesso. “Fico muito feliz, recebendo as pessoas no nosso cartão portal que é o Rio Sucuri. Importante parceria do Governo, Judiciário e Assembleia conosco, para realização de ações como essa que fortalecem o esporte, a saúde, a qualidade de vida. O que importa é ir devagar, no seu ritmo, eu mesmo faz tempo que não pratico, vamos parando um pouquinho, que assim a gente chega lá”, disse o prefeito. Treinões e Corrida A Corrida dos Poderes é uma parceria entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, realizada em alusão ao dia do Servidor Público (28 de outubro). A 4ª edição, em 2026, será em Campo Grande no dia 7 de novembro. Outros treinões já foram realizados em Ponta Porã (24 de abril), em Corumbá (16 de maio), hoje em Três Lagoas e o último será em Costa Rica – em 11 de julho.  Uma das participantes do treinão foi a Marta Rodrigues, de 67 anos, moradora de Três Lagoas incentivada pelo filho. “Ele me anima e me coloca para correr e não ficar parada. A gente vê que a corrida não tem idade, não é só coisa de jovem e eu fico muito feliz em participar todos os anos que teve”, afirmou Marta.   A realização do Treinão em Três Lagoas contou com o apoio das Fundações de Esportes Municipal e Estadual, além da participação de diversos órgãos e instituições públicas e privadas, com entrada gratuita, sorteios de prêmios e área kids.  Cronograma Próximo treinão: Costa Rica, no dia 11 de julho.  4ª Corrida dos Poderes: Campo Grande, no dia 7 de novembro. Inscrições serão no site oficial: https://corridadospoderes.ms.gov.br/. Agência ALEMS: https://al.ms.gov.br/Noticias/145484/bqualidade-de-vida-b-treinao-em-tres-lagoas-incentiva-populacao-a-corrida-do

Treze mortos em explosão em complexo de gás no Catar

Trata-se de um “acidente e não de sabotagem ou de um ato hostil” e “não afetará em nada nossas exportações para o resto do mundo”, acrescentou o ministro catari da energia, Saad al-Kaabi, em entrevista coletiva Treze pessoas, de nacionalidade indiana e paquistanesa, morreram e outras 66 ficaram feridas em uma explosão em um complexo de gás no Catar, informou nesta segunda-feira (22) o ministro catari da Energia, Saad al-Kaabi.

STM decide sobre suspeição de ministro em processo de patente de Bolsonaro nesta semana

O tribunal deve rejeitar o pedido e manter a posição da presidente da Corte, ministra Maria Elizabeth Rocha O STM(Superior Tribunal Militar) julga na próxima quarta-feira (24) um recurso da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para afastar o ministro tenente-brigadeiro do ar Joseli Parente do julgamentoque pode fazer com que o ex-presidente perca a patente de capitão reformado do Exército. O blog Quarta Instância apurou que o tribunal deve rejeitar o pedido. O julgamento do recurso deve referendar a posição da presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha. Em março, ela já havia negado o pedido de suspeição apresentado pela defesa de Bolsonaro contra Parente, arquivando a tentativa de retirá-lo do caso. A defesa do ex-presidente argumenta que o tenente-brigadeiro não teria a neutralidade necessária para relatar ou votar no processo, solicitando o seu impedimento pelo fato de o ministro, em entrevistas dadas em 2023, ter defendido a punição a militares envolvidos nos atos golpistas do 8 de Janeiro.

Vereador Veterinário Francisco homenageia pastores em Sessão Solene pelo Dia Municipal do Pastor Evangélico

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou a Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Pastor Evangélico, marcada pela entrega da Medalha Legislativa Pastor Evangélico Apóstolo Edilson Vicente da Silva. A homenagem, instituída pela Resolução nº 1.341/2021, reconhece líderes religiosos que se destacam pelo trabalho espiritual, social e comunitário desenvolvido na Capital. A solenidade foi proposta pelo vereador Neto Santos e reuniu autoridades, representantes de diversas denominações evangélicas e familiares dos homenageados. A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Papy. Por indicação do vereador Veterinário Francisco, receberam a medalha os pastores Ronaldo de Oliveira Maia e Ozeias de Gois Dias. Há 25 anos à frente da Igreja Batista Portal do Gramado, o pastor Ronaldo também atua nos Conselhos de Saúde da UBS São Benedito e da UPA Coronel Antonino, consolidando-se como importante liderança comunitária na região. Já o pastor Ozeias de Gois Dias possui trajetória marcada pelo trabalho pastoral em municípios do interior do Estado, como Ponta Porã e Ivinhema. Desde janeiro de 2026, está à frente da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense, contribuindo para o fortalecimento das igrejas batistas em Mato Grosso do Sul. O vereador Veterinário Francisco destacou a relevância da atuação dos pastores junto às comunidades, ressaltando que o trabalho desenvolvido por esses líderes vai além da pregação religiosa, alcançando famílias em situação de vulnerabilidade por meio do acolhimento, da orientação espiritual e de ações sociais que promovem dignidade, esperança e fortalecimento dos vínculos comunitários. Filipe Gonçalves Assessoria de Imprensa do Vereador

Parque Ayrton Senna volta a receber ação Inverno Acolhedor

a as pessoas que aceitarem permanecer no local durante a noite. A previsão meteorológica indica elevação das temperaturas a partir de sexta-feira (26). A ação contará com atendimento realizado por equipes multidisciplinares, incluindo profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O espaço também terá apoio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), responsável pelo fornecimento de ração e atendimento veterinário aos animais que acompanham os acolhidos, além da Guarda Civil Metropolitana, que atuará na segurança do local. O pernoite será encerrado diariamente às 6 horas. Em seguida, os acolhidos serão encaminhados ao Centro POP, onde terão acesso a café da manhã, almoço, lanche da tarde e aos serviços oferecidos pela Rede de Assistência Social do município. Na quinta-feira (25), equipes da Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA) e da Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizarão um atendimento integrado no local. Nas duas primeiras etapas do Inverno Acolhedor, realizadas entre os dias 9 e 11 e em 18 de maio, foram registrados 323 acolhimentos no Parque Ayrton Senna. Durante as ações, também foram distribuídas 400 marmitas e 280 cobertores, tanto no ponto de apoio quanto durante as abordagens noturnas realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Paralelamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) mantém a campanha de arrecadação de roupas de inverno, com prioridade para peças masculinas adultas, como calças, casacos, meias e toucas. As doações podem ser entregues no Parque Ayrton Senna, a partir das 17 horas durante o funcionamento do ponto de apoio, ou na sede da SAS, localizada na Rua Venâncio Borges do Nascimento, nº 377, Jardim TV Morena. Como ajudar Ao identificar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social pelos telefones (67) 99660-6539 e (67) 99660-1489 ou pelo telefone 156.

Defesa Civil emite alerta amarelo para chuvas intensas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta nesta segunda (22) sobre o risco de fortes chuvas com ventos intensos na Capital entre as 23h de hoje e 22h59 de amanhã (23).  O alerta amarelo foi emitido pela possibilidade de chuvas associadas a ventos intensos. A previsão é seja entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros em um único dia.  Ainda conforme o alerta, há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e queda de árvores em pontos diversos da cidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Caso seja atingido por alguma intempérie, o munícipe pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156. Naqueles casos em que a queda aconteceu sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou a árvores estar eletrificada, o contato deve ser feito ao 193. 

Audiência debate medidas e normas legais para preservação do Parque do Prosa

Os impactos da verticalização na área de amortecimento do Parque Estadual do Prosa foram debatidos em Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira, dia 19. A Audiência foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Clima. O debate contemplou os riscos que os empreendimentos imobiliários podem representar para o meio ambiente, para a drenagem urbana, a biodiversidade e a qualidade de vida da população. Além dos aspectos acerca da preservação, a discussão abordou atualização das normativas legais relacionadas à área e segurança jurídica para os empreendimentos, pensando no desenvolvimento e na preservação. A vereadora Luiza Ribeiro lembrou que a Câmara tem acompanhado há muito tempo essa questão, com audiências para avaliar a situação da proteção da reserva ambiental do Parque Estadual do Prosa, contemplando o Parque dos Poderes e o Parque das Nações Indígenas. Ela alertou para a situação de risco dessa reserva. “A proteção daquele conjunto de parques é muito importante e de uns anos para cá nós tivemos um problema muito grave que foi o desmatamento. Esse desmatamento já está bem contido graças a uma série de intervenções políticas, administrativas e judiciais, mas o que nos surpreendeu recentemente, de um ano para cá, foi a decisão da Prefeitura de autorizar a construção de prédios com alta densidade habitacional, que tem uma repercussão ambiental muito importante naquela região e não respeita o que a gente já tem legislado tanto na Constituição como em outros sistemas legais e estaduais a respeito da proteção do Parque Estadual do Prosa, que é uma reserva de proteção integral”. Recentemente, foi publicado o Decreto 16.757/2026, pelo Governo do Estado. A partir de agora, os empreendimentos não podem ser licenciados pela prefeitura sem anuência do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), como esclareceu a vereadora. Desta forma, têm-se um novo instrumento de controle. A vereadora ressaltou a importância de toda sociedade envolver-se nessa discussão. “Aquela não é uma zona prioritária para o adensamento populacional e construções. Ao contrário, é uma zona de proteção”, acrescentou Luiza Ribeiro. O vereador Jean Ferreira, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Clima, enfatizou a importância desse debate envolvendo o planejamento urbano e a preocupação com as mudanças climáticas. Ele citou que o decreto foi um avanço, mas ainda há fragilidades. “Vemos prédios sem limites de altura, adensamento da população naquela região e nas bordas da cidade”, disse. Ele lembrou que o Plano Diretor precisa ser respeitado, o qual previa a ocupação do Centro de maneira estratégica, planejando a cidade para maior aproveitando até do oferecimento de serviços públicos. O vereador citou os impactos que a cidade vem sofrendo porque essa norma não vem sendo devidamente seguida, mencionando a necessidade de buscar incentivos para que a região central seja ocupada. Pelo Imasul, Leonardo Tostes Palma, ressaltou que o Parque Estadual do Prosa “é uma unidade de conservação de muita importância para Campo Grande, especialmente porque ele ajuda na regulação de clima e traz serviços ambientais importantes”. Com o decreto para regulamentação da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Prosa, busca-se ocupar melhor o espaço. Ele enfatizou a fauna e a questão da drenagem como pontos principais, lembrando que o Parque das Nações Indígenas conta com dois lagos constantemente assoreados. “Então a gente diminuiu uma série de impactos urbanísticos sobre uma área que é urbana, mas que tem uma função muito importante, que é melhorar a qualidade do clima, a qualidade do ar, para a população que vive aqui em Campo Grande”. Representando o movimento Amigos do Parque, Josiberto Martins de Lima, morador da região, falou sobre a importância da Audiência para discussão desta área que interessa a todos os moradores de Campo Grande. “A cidade está se desenvolvendo, são muitos empreendimentos novos e isso é bom para Campo Grande, porém não pode ser nunca desconectado da necessidade da preservação ambiental. Essa é uma preocupação que todos devemos prestar atenção, ter muito cuidado com isso, porque a preservação ambiental é muito importante”. Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Rodrigo Giansante, citou que há uma gama de instrumentos urbanísticos e ambientais, além de uma história muito tranquila e consolidada, até reconhecida nacionalmente, de atuação nessa área de licenciamento. “A gente tem um principal instrumento, que é o Plano Diretor, e instrumentos complementares, tanto da política urbana quanto da política ambiental, que dão toda a segurança jurídica e a adequação necessária para cada tipo de empreendimento ou atividade que vai ser instalada em Campo Grande. A gente pensa para a cidade como um todo e a regra que a gente tem é embasada nas legislações”. O conselheiro estadual Gustavo Kiotoshi Shiota, do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, ressaltou a pertinência da discussão no momento de avanço rápido de grandes incorporadoras, imobiliárias, de grandes empreendimentos. Ele citou o decreto que cria novos regramentos para a região, lembrando que, antes disso, há o Plano Diretor que foi criado de forma muito democrática, bastante discutido com todos os setores da sociedade. “Sobrepor isso de uma forma um pouco arbitrária me preocupa porque pode gerar algum impacto ao mesmo tempo negativo, porque ela foge de um plano que é muito amplo, pensando em toda a cidade e não de uma região mais pontual como está sendo colocado agora”. Ao final do debate, como um dos encaminhamentos, foi proposta a formação de um grupo técnico para debater as questões legais sobre o assunto. Milena CrestaniAssessoria de Imprensa da Câmara Municipal

PF mira organização criminosa transnacional de armas do Comando Vermelho no Suriname

Durante operação, policiais federais prenderam quatro pessoas e cumpriram mandados para bloqueio de quase R$ 500 mi em bens A PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) deflagraram, nesse fim de semana, a Operação Red Fox, para desarticular um esquema de tráfico internacional de armas e drogas ligado à facção CV (Comando Vermelho). A força-tarefa resultou na prisão de quatro pessoas — duas delas no Suriname — e no bloqueio de quase R$ 500 milhões em bens e valores. A PF cumpriu quatro mandados de prisão preventiva contra investigados que seriam “operadores” do esquema. Um casal estava em território internacional e acabou detido pelas autoridades surinamesas, antes de ser deportado para o Brasil. A formalização do cumprimento do mandado de prisão ocorreu em Belém (PA).

Mendonça manda remover vídeo de Sóstenes Cavalcante que associa PT a facções criminosas

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou a retirada de um vídeo publicado pelo líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante, que sugeria a existência de suspeitas de financiamento de campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT) por facções criminosas como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) A decisão liminar foi assinada na sexta-feira, 19, e estabelece prazo de 24 horas para a exclusão da postagem nas redes sociais, sob pena de multa diária. O conteúdo também não pode ser republicado ou impulsionado em versões equivalentes. A publicação, feita no Instagram de Sóstenes, afirmava que investigações do governo dos Estados Unidos sobre as organizações teriam encontrado indícios de que o dinheiro ilícito movimentado por elas financiaria campanhas do PT. O contexto da fala era a recente classificação das duas facções como organizações terroristas e narcoterroristas pelo governo do presidente Donald Trump. A postagem não apresenta qualquer prova ou fonte verificável para sustentar a acusação. Mendonça manda remover vídeo de Sóstenes Cavalcante que associa PT a facções criminosas Foto: LUIZ SILVEIRA/STF No vídeo, o deputado começa por rebater o que chamou de boatos espalhados por “presidentes de ONGs” de que Trump “mandaria bombas e mísseis” para as comunidades em razão da nova classificação. Em seguida, afirma que os Estados Unidos passarão a rastrear o dinheiro das facções e que “há grandes suspeitas nos Estados Unidos que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”. Ao final, Sóstenes associa o tema ao pré-candidato Flávio Bolsonaro, apresentando o combate ao crime organizado como uma das bandeiras desse campo político, e convoca os espectadores a divulgarem o conteúdo para que as comunidades conheçam a “verdade dos fatos”.

Scaloni pode fazer mudança no ataque da Argentina contra a Áustria

Atacante do Atlético de Madrid pode ganhar a vaga de Lautaro Martínez A Argentina volta a campo pela Copa do Mundo nesta segunda-feira (22), às 14h (de Brasília), contra a Áustria, e deve ter mudanças na equipe titular. O técnico Lionel Scaloni deve promover a entrada de Julián Alvarez no comando de ataque. Assim, a tendência é que Lautaro Martínez perca a vaga. Na vitória por 3 a 0 sobre a Argélia, que marcou a estreia da seleção na competição, o atacante ficou no banco, entrando na vaga do companheiro no segundo tempo. Aliás, ele havia sido poupado por ter se recuperado recentemente de uma inflamação no tornozelo esquerdo. O treinador deve fazer outras alterações na equipe diante dos austríacos. Há a previsão de que Scaloni opte por Molina na vaga de Montiel na lateral-direita. A mudança ocorreria por questões físicas. Quem também corre o risco de perder a posição é Thiago Almada. Afinal, Nico González entrou em seu lugar diante da Argélia e fez boa dupla com Julián Alvarez no segundo tempo. Assim, o comandante Hermano pode optar pela alteração na formação da seleção.