Lula vai se reunir com Márcio França e Haddad para definir chapa ao governo de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o ex-ministro Márcio França (PSB) em Brasília em uma tentativa de bater o martelo e definir a chapa que concorrerá ao governo de São Paulo. Segundo integrantes do PT paulista, a previsão é que o encontro ocorra nesta quarta-feira (24) e também conte com as presenças de Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Lula disse a aliados no final do mês passado que gostaria de ver França como vice de Haddad. Inicialmente, o pessebista insistia em ser candidato ao Senado — com Simone Tebet (PSB) confirmada em uma das vagas, ele disputava a segunda com Marina Silva (Rede). Após Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (Missão) anunciarem no final de semana que não serão candidatos ao Executivo paulista, França passou a se movimentar para disputar o Bandeirantes.
Trump diz que Irã negou cobrança de pedágio em Ormuz e ameaça encerrar negociações

Presidente dos EUA disse que, caso essa informação se revele falsa, tratativas entre os dois países seriam interrompidas imediatamente O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (24), que o Irã informou a Washington que não está cobrando pedágios, taxas de seguro ou qualquer outro encargo de embarcações que transitam pelo estreito de Ormuz. Em publicação na Truth Social, o republicano disse que, caso essa informação se revele falsa, as negociações entre os dois países seriam interrompidas imediatamente. A declaração ocorre em meio às tratativas entre Washington e Teerã e sucede afirmações anteriores de Trump de que o Irã teria aceitado futuras inspeções nucleares da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), versão contestada por autoridades iranianas.
Copa do Mundo: família com seis dedos nas mãos e nos pés já é hexa há gerações

Com 15 pessoas que nasceram com polidactilia, família do DF brinca que o Brasil é que precisa correr atrás do sexto título Sonhando com o fim do jejum em Copas do Mundo que perdura 24 anos, milhões de brasileiros mal podem esperar para ver a seleção brasileira conquistar o hexacampeonato mundial. Uma família de Águas Claras, no Distrito Federal, porém, já carrega o número seis como marca registrada há gerações. Conhecidos entre amigos e vizinhos como a “família hexa”, 15 pessoas da mesma linhagem nasceram com seis dedos em cada mão e pé. Apesar da curiosidade que essa característica desperta em quem conhece a família pela primeira vez, a administradora Silvia Santos da Silva afirma que nunca se sentiu diferente por ter seis dedos. Segundo ela, o acolhimento familiar fez com que a situação fosse encarada naturalmente, como uma tradição curiosa e motivo de orgulho entre os parentes. “Nunca me senti desconfortável por ter seis dedos. Justamente pelo fato de a nossa família ser muito acolhedora. Para nós, a questão dos dedos foi tratada com naturalidade, e acaba que diferente é quem tem cinco”, descontrai.
Bolsonaro justifica arma durante prisão domiciliar: ‘Tinha três mulheres em casa’

Ex-presidente admitiu tanto a propriedade do armamento quanto o fato de mantê-lo guardado O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em depoimento à PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) que “tinha três mulheresem casa e não podia ficar desarmado” ao justificar a posse de uma pistola durante o cumprimento de prisão domiciliar. A corporação abriu uma investigação após um militar que atua na segurança do ex-presidente ter sido parado em uma blitz de trânsito com uma arma que pertence a Bolsonaro. Nessa terça-feira (23), os policiais coletaram o depoimento do ex-presidente sobre o caso.
Brasil entra em campo por vaga, liderança do grupo e expectativa de estreia de Neymar na Copa

Com craque à disposição e Raphinha fora por lesão, seleção pega a Escócia para definir a classificação em 1º, 2º ou até 3º lugar da chave A seleção brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), para enfrentar a Escócia no Hard Rock Stadium, em Miami, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Além da disputa pela liderança do Grupo C, a partida pode marcar o retorno de Neymar aos gramados nesta edição do Mundial. Depois da vitória convincente por 3 a 0 sobre o Haiti, o time comandado por Carlo Ancelotti assumiu a ponta do Grupo C. Brasil e Marrocos têm quatro pontos cada, mas os brasileiros levam vantagem no saldo de gols: três contra um. Para confirmar a liderança da chave, o Brasil precisa vencer a Escócia. Além disso, terá de torcer para que o Marrocos não derrote o Haiti ou, caso vença, não consiga tirar a diferença no saldo de gols.
Em madrugada com sensação de -2ºC, Inverno acolhedor abriga 80 pessoas

A primeira noite da terceira fase da operação Inverno Acolhedor ofereceu abrigo a 80 pessoas e três animais de estimação no Parque Ayrton Senna. Com a sensação térmica prevista de até -2ºC nesta madrugada (24), as equipas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) anteciparam o transporte dos cidadãos em situação de rua para assegurar proteção rápida contra as baixas temperaturas. O acolhimento começou às 17h30, com a saída do primeiro carro do Centro POP. No local, os abrigados encontram salas preparadas com colchões, cobertores, alimentação quente e agasalhos. A estrutura entra em funcionamento sempre que os termômetros registram 12ºC ou menos. Durante a madrugada, 12 indivíduos procuraram o espaço de forma espontânea. A iniciativa engloba cuidados de saúde por meio do programa Consultório na Rua, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os animais de companhia também dispõem de ração e proteção térmica. No período da manhã, as pessoas que passaram a noite no abrigo regressam ao Centro POP para higiene pessoal, refeições e integração na Rede de Assistência Social. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, destacou a abordagem do programa. “Aqui elas são acolhidas, aquecidas e alimentadas. E através das histórias deles, das conversas, a gente consegue encaminhar para os demais serviços de assistência social”, disse. A solidariedade é parte estrutural do projeto. Voluntários da Fundação Fumagros prepararam as 300 marmitas servidas na primeira noite, enquanto o grupo Anjos da Madrugada distribuiu lanches. O presidente da instituição, Leandro Borges de Oliveira, partilhou o propósito da ação conjunta. “A nossa missão é servir o próximo, e participar de um projeto como esse é muito gratificante, é muito enriquecedor porque podemos contribuir com a sociedade”, frisou. Serviço de Apoio e Doações A população pode doar cobertores e roupas de inverno no Parque Ayrton Senna, a partir das 17h nos dias de operação, ou na Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377, no Jardim TV Morena. Solicitações de resgate em noites frias devem ser feitas para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) através dos telefones (67) 99660-6539 e (67) 99660-1469.
Capital sanciona lei de preservação à vida no trânsito

O município de Campo Grande implementou a campanha Morte Zero no Trânsito através da Lei n.º 7.646, publicada nesta quarta-feira (24) de junho. A medida transforma a segurança viária numa política pública permanente, focada diretamente na proteção de pedestres, ciclistas e na reestruturação de vias para reduzir acidentes graves e fatalidades. A legislação parte do princípio de que o erro humano no tráfego é inevitável. Por conseguinte, estabelece que a preservação da vida passa obrigatoriamente por um planeamento urbano adequado, fiscalização eficiente e educação contínua. As intervenções do poder público devem priorizar os utilizadores mais vulneráveis, incluindo idosos, crianças, pessoas com deficiência e passageiros do transporte coletivo. “No trânsito, sempre devemos proteger aqueles que têm mais riscos de sofrerem acidentes, essa é a premissa da direção defensiva. Com essa Campanha, nós trazemos a mesma ideia para o cotidiano da cidade, visando atingir o marco de zero mortes no trânsito da Capital”, comenta a prefeita Adriane Lopes. Para concretizar os objetivos, a autarquia executará intervenções estruturais baseadas em estudos de fluxo e índices de sinistralidade. As medidas englobam o reordenamento de áreas críticas, a semaforização de cruzamentos e rotatórias saturadas, e a aplicação de tecnologias voltadas para a segurança viária. A articulação com universidades e entidades civis também faz parte da estratégia para a capacitação de agentes e o desenvolvimento de ações integradas. A lei determina ainda a realização permanente de debates, seminários e campanhas educativas direcionadas à população. No âmbito da consciencialização, o documento instituiu o “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito”. A data integrará o Calendário Oficial de Eventos do município e será assinalada anualmente no primeiro domingo do mês de maio.
Clima cancela programação na cidade da copa

A programação da Cidade da Copa, que seria realizada nesta quarta-feira (24), na Esplanada Ferroviária, foi cancelada por recomendação da Defesa Civil de Campo Grande. A medida foi adotada em razão do alerta meteorológico que prevê risco de chuvas intensas e ventos fortes na Capital. De acordo com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), a decisão tem caráter preventivo e visa garantir a segurança do público, trabalhadores e demais envolvidos na realização do evento, que receberia torcedores para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de 2026. A Cidade da Copa tem reunido centenas de pessoas na Esplanada Ferroviária para acompanhar os jogos do Brasil em telão de alta definição, além de oferecer atrações culturais e espaço de convivência para os torcedores. A Funesp informou que seguirá acompanhando a participação da Seleção Brasileira na competição. Caso a equipe avance para a próxima fase, a próxima transmissão pública está prevista para segunda-feira (29), a partir das 13h, novamente na Cidade da Copa, montada na Esplanada Ferroviária. A orientação é para que a população acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Campo Grande para novas informações sobre a programação.
Despedida de Marcelo Miranda relembra capítulos da construção de Mato Grosso do Sul

O saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), recebeu nesta quarta-feira (24) familiares, autoridades, amigos e representantes da sociedade para a despedida do ex-governador Marcelo Miranda. Reconhecido como uma das principais lideranças políticas da história sul-mato-grossense, ele morreu aos 87 anos, em Campo Grande, após complicações decorrentes de uma pneumonia. Pela manhã, centenas de pessoas passaram pelo Parlamento estadual para prestar as últimas homenagens ao ex-governador, que teve papel decisivo na consolidação administrativa e institucional do Estado. Em sinal de respeito, a ALEMS decretou luto oficial de três dias e manteve as bandeiras hasteadas a meio-mastro. A programação dadespedida incluiu uma missa celebrada pelo padre Reginaldo, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Também estava prevista uma homenagem musical da dupla Rafa & Léo, em um momento de fé e reverência à trajetória de Marcelo Miranda. O sepultamento está previsto para as 15h no cemitério Jardim das Palmeiras, próximo à UCDB. O legado visto pela família Entre os familiares presentes, o deputado estadual João Henrique (NOVO), neto de Marcelo Miranda, destacou que a história do avô não pode ser resumida apenas pelos cargos que ocupou. Segundo ele, a família conviveu com um homem simples, bem-humorado e persistente, que carregava para dentro de casa a mesma capacidade de diálogo que marcou sua trajetória política. “Gostaria que as pessoas conhecessem também a faceta privada de Marcelo Miranda: um mineiro extremamente bem-humorado e persistente. Ele foi um homem de origem humilde que, com muito trabalho, venceu na vida”, afirmou. João Henrique lembrou ainda que o avô assumiu funções decisivas em um momento em que Mato Grosso do Sul ainda estruturava suas instituições e sua infraestrutura. “Ele foi um dos artífices da construção deste Estado. Foi responsável por edificar as bases da infraestrutura de Mato Grosso do Sul”, destacou. O parlamentar também afirmou que o trabalho era uma das maiores paixões do ex-governador. “Ele era um homem que vivia para realizar e construir”. Pai, avô e exemplo de vida A dimensão familiar de Marcelo Miranda também foi lembrada pelos filhos. Paulo Eduardo destacou o exemplo deixado pelo pai ao longo da vida: “Foi um homem de família, exemplo de conduta e de ser humano. Tudo o que fez foi tentando dar o melhor de si”. Conforme ele, características como sinceridade, alegria, companheirismo e dedicação marcaram a convivência familiar. “Tenho orgulho da pessoa que ele foi e de tudo o que representou para Mato Grosso do Sul”, acrescentou. Já Paulo Henrique relembrou décadas de convivência ao lado do pai em viagens e compromissos políticos por praticamente todos os municípios do Estado. “O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul começou com ele. Foi um homem que construiu muito pelo nosso Estado”, frisou. Ele destacou ainda os desafios enfrentados por Marcelo Miranda nos primeiros anos de Mato Grosso do Sul, quando a estrutura administrativa ainda estava sendo organizada. “Criar um Estado que praticamente não existia exigiu coragem, visão e muito trabalho”. Marcelo Miranda deixa quatro filhos — Ana Cristina, Ana Cecília, Paulo Eduardo e Paulo Henrique —, dez netos e sete bisnetos. Homenagens de amigos e autoridades Ao longo do velório, lideranças políticas de diferentes gerações prestaram homenagens ao ex-governador. Amigo de longa data e integrante de sua equipe de governo, João Leite Schimidt relembrou a trajetória de Marcelo Miranda desde a chegada ao Estado até a consolidação como uma das principais lideranças políticas sul-mato-grossenses. “Ele tinha uma simpatia singular, marcada pela humildade. Talvez daí viesse a sua força política”, lembrou. Schimidt também recordou a eleição de Marcelo Miranda para a prefeitura de Campo Grande e sua ascensão aos cargos de governador e senador da República. “Foi prefeito, governador por duas vezes, senador e amigo durante toda a vida”. A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Carla Stephanini, ressaltou a contribuição do ex-governador para a estruturação administrativa do Estado. “Foi uma dedicação político-administrativa ímpar na construção de Mato Grosso do Sul. É um legado que os sul-mato-grossenses sempre irão reverenciar”. Já o deputado estadual Junior Mochi (MDB) destacou obras executadas durante as gestões de Marcelo Miranda em diversas regiões do Estado. “Em praticamente todas as cidades é possível encontrar uma obra, uma escola ou uma ação que carrega a marca do seu governo. É um legado que permanece visível até hoje”. Formação do Estado Engenheiro civil de formação, Marcelo Miranda chegou à região que mais tarde se tornaria Mato Grosso do Sul para trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá. Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), participando da implantação de milhares de quilômetros de estradas vicinais. Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979, governador do Estado por nomeação entre 1979 e 1980, senador da República de 1983 a 1987 e, posteriormente, o primeiro governador eleito pelo voto direto após a redemocratização, exercendo mandato de 1987 a 1991. Ao se despedirem de Marcelo Miranda na Assembleia Legislativa, familiares, amigos e autoridades lembraram não apenas o homem público que ajudou a construir Mato Grosso do Sul, mas também o pai, avô e amigo cuja história permanece ligada ao desenvolvimento do Estado.
Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão

A gratidão foi o principal motivo que levou o atleta profissional de handebol Guilherme “Batoré” Fernandes, de 32 anos, à Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta terça-feira (23). Aproveitando o período de férias em Campo Grande, ao lado da família, o jogador fez questão de conhecer pessoalmente o vereador Herculano Borges e agradecer pelo apoio recebido em um dos momentos mais difíceis de sua carreira. Natural de Campo Grande, Guilherme construiu uma trajetória de destaque no handebol profissional e atualmente atua no esporte europeu. Ao longo da carreira internacional, passou por equipes como o KH Rahovec e o KH Kastrioti, em competições ligadas à Federação Europeia de Handebol (EHF), levando o nome de Mato Grosso do Sul para além das fronteiras brasileiras. Mas o encontro desta terça-feira não teve como foco os títulos ou conquistas esportivas. A visita foi marcada pelo reconhecimento a uma ajuda recebida em 2022, quando o atleta sofreu uma lesão durante as férias em Campo Grande. “Essa relação com o Herculano começou em 2022, após uma lesão que eu tive nas minhas férias. Com a ajuda do Colônia, eu consegui a cirurgia e todo o suporte necessário. Hoje, depois de três anos, voltei para agradecer, conhecer pessoalmente e dizer que sou eternamente grato por toda a ajuda”, afirmou Guilherme. O vereador destacou que conhecia o atleta apenas por mensagens e que o encontro presencial aconteceu pela primeira vez nesta semana. “O Guilherme é uma referência do handebol aqui de Mato Grosso do Sul. Hoje ele joga na Europa e eu só o conhecia por mensagens. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Nós nos aproximamos em um momento difícil da vida dele, quando sofreu uma lesão. Fui acionado por amigos em comum e conseguimos ajudá-lo naquele momento. Fico feliz em vê-lo recuperado, representando nosso Estado e nosso país lá fora”, disse Herculano. Mais do que o desempenho nas quadras, a história de Guilherme representa valores que o vereador defende ao longo de sua atuação pública. Filho da escola pública e formado também pelos ensinamentos do esporte, o atleta é visto como exemplo de disciplina, perseverança e superação. Para Herculano, o esporte tem papel fundamental na formação de cidadãos e na construção de oportunidades para crianças e jovens. “São poucas as pessoas que voltam para agradecer. Você já é uma referência para nossa juventude. Sua história mostra como o esporte pode transformar vidas, ensinar disciplina, responsabilidade e abrir caminhos. Que você continue inspirando muitos jovens”, ressaltou. Guilherme reforçou o sentimento de gratidão. “Sou eternamente grato pela ajuda e pelo suporte. Vim fazer questão de agradecer pessoalmente”, afirmou. Durante a visita, além de relembrar o episódio vivido em 2022, os dois conversaram sobre esporte, formação de jovens atletas e o papel das oportunidades na transformação de vidas. A história de Guilherme é um exemplo de como talento, dedicação e apoio nos momentos certos podem fazer a diferença. De Campo Grande para as quadras europeias, o atleta carrega consigo não apenas os resultados conquistados no esporte, mas também valores que começaram a ser construídos ainda na escola pública e nas primeiras experiências esportivas, servindo hoje de inspiração para novas gerações de sul-mato-grossenses. Ida GarciaAssessoria de Imprensa do Vereador

