A gratidão foi o principal motivo que levou o atleta profissional de handebol Guilherme “Batoré” Fernandes, de 32 anos, à Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta terça-feira (23). Aproveitando o período de férias em Campo Grande, ao lado da família, o jogador fez questão de conhecer pessoalmente o vereador Herculano Borges e agradecer pelo apoio recebido em um dos momentos mais difíceis de sua carreira.
Natural de Campo Grande, Guilherme construiu uma trajetória de destaque no handebol profissional e atualmente atua no esporte europeu. Ao longo da carreira internacional, passou por equipes como o KH Rahovec e o KH Kastrioti, em competições ligadas à Federação Europeia de Handebol (EHF), levando o nome de Mato Grosso do Sul para além das fronteiras brasileiras.
Mas o encontro desta terça-feira não teve como foco os títulos ou conquistas esportivas. A visita foi marcada pelo reconhecimento a uma ajuda recebida em 2022, quando o atleta sofreu uma lesão durante as férias em Campo Grande. “Essa relação com o Herculano começou em 2022, após uma lesão que eu tive nas minhas férias. Com a ajuda do Colônia, eu consegui a cirurgia e todo o suporte necessário. Hoje, depois de três anos, voltei para agradecer, conhecer pessoalmente e dizer que sou eternamente grato por toda a ajuda”, afirmou Guilherme.
O vereador destacou que conhecia o atleta apenas por mensagens e que o encontro presencial aconteceu pela primeira vez nesta semana. “O Guilherme é uma referência do handebol aqui de Mato Grosso do Sul. Hoje ele joga na Europa e eu só o conhecia por mensagens. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Nós nos aproximamos em um momento difícil da vida dele, quando sofreu uma lesão. Fui acionado por amigos em comum e conseguimos ajudá-lo naquele momento. Fico feliz em vê-lo recuperado, representando nosso Estado e nosso país lá fora”, disse Herculano.
Mais do que o desempenho nas quadras, a história de Guilherme representa valores que o vereador defende ao longo de sua atuação pública. Filho da escola pública e formado também pelos ensinamentos do esporte, o atleta é visto como exemplo de disciplina, perseverança e superação.
Para Herculano, o esporte tem papel fundamental na formação de cidadãos e na construção de oportunidades para crianças e jovens. “São poucas as pessoas que voltam para agradecer. Você já é uma referência para nossa juventude. Sua história mostra como o esporte pode transformar vidas, ensinar disciplina, responsabilidade e abrir caminhos. Que você continue inspirando muitos jovens”, ressaltou.
Guilherme reforçou o sentimento de gratidão. “Sou eternamente grato pela ajuda e pelo suporte. Vim fazer questão de agradecer pessoalmente”, afirmou.
Durante a visita, além de relembrar o episódio vivido em 2022, os dois conversaram sobre esporte, formação de jovens atletas e o papel das oportunidades na transformação de vidas.
A história de Guilherme é um exemplo de como talento, dedicação e apoio nos momentos certos podem fazer a diferença. De Campo Grande para as quadras europeias, o atleta carrega consigo não apenas os resultados conquistados no esporte, mas também valores que começaram a ser construídos ainda na escola pública e nas primeiras experiências esportivas, servindo hoje de inspiração para novas gerações de sul-mato-grossenses.
Ida Garcia
Assessoria de Imprensa do Vereador







