O Brasil celebra, no dia 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data que reconhece o trabalho de dois profissionais essenciais para a recuperação e qualidade de vida de milhares de pessoas. Ambos atuam na promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação física e funcional de pacientes em diferentes fases da vida.
A fisioterapia tem papel fundamental na recuperação dos movimentos e na reabilitação muscular e articular, utilizando exercícios, alongamentos e técnicas específicas para restaurar a função corporal. Já o terapeuta ocupacional busca desenvolver a autonomia e as habilidades de indivíduos com limitações físicas, mentais ou cognitivas, auxiliando na reintegração social e na realização das atividades do dia a dia.
Esses profissionais são presença constante em hospitais, clínicas, instituições de reabilitação e também no atendimento domiciliar, acompanhando pacientes que se recuperam de acidentes, cirurgias, AVCs e outras condições que comprometem a mobilidade e a independência.
A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 13.084, de 8 de janeiro de 2015, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff. O marco remete ao Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamentou as profissões no Brasil, definindo suas competências e responsabilidades.
Mais do que uma celebração, o dia 13 de outubro é um reconhecimento à dedicação, sensibilidade e compromisso desses profissionais que, com conhecimento técnico e empatia, ajudam a transformar vidas.
Como bem resume uma das homenagens mais difundidas na data:
“É com nossas mãos que passamos o amor do nosso trabalho. E com nossas mãos que mudamos o mundo e a vida de muita gente.”
Parabéns a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que com esforço e cuidado, devolvem movimento, autonomia e esperança a quem mais precisa.







