Campo Grande, 4 de junho de 2026

Ucrânia prende ‘espião’ acusado de facilitar assassinatos encomendados pela Rússia

Instrutor contratado para treinar soldados ucranianos teria fornecido armas para matar pessoas procuradas por Moscou

Ucrânia prendeu um instrutor militar suspeito de trabalhar secretamente para a Rússia. O homem, que chegou ao país este ano para treinar soldados ucranianos, foi acusado de fornecer armas de fogo para assassinatos encomendados por Moscou.

O sujeito foi detido com a ajuda dos serviços secretos britânicos por “atividades de sabotagem”. Ele estaria envolvido na morte de Andriy Parubiy, ex-presidente do parlamento ucraniano.

Acredita-se que o “espião” teria fornecido as armas de fogo usadas para realizar o assassinato de Parubiy em agosto deste ano. Na época, a morte gerou revolta entre os ucranianos e foi comemorada por russos.

Outras mortes nas quais ele poderia estar envolvido seriam as da nacionalista e ex-parlamentar Irina Farion, baleada na cabeça, e a de Demyan Hanul, um ativista ucraniano procurado pela Rússia que foi morto a tiros enquanto caminhava em Odessa.

Leia também!