Campo Grande, 21 de junho de 2026

Militares do Exército serão homenageados em solenidade 

A Sessão Solene Regimento Cidade de Campo Grande, destinada a homenagear militares do Exército Brasileiro, será realizada pela Câmara Municipal na quarta-feira, dia 22, às 19 horas. O evento será realizado pela primeira vez pela Casa de Leis. A solenidade foi proposta pelo vereador Fábio Rocha e instituída pela Resolução 1410/2025, de autoria do vereador Beto Avelar. A concessão da honraria marca a data da Semana do Exército, celebrada em 19 de abril, em memória à Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, ocorrida em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.  Apesar deste confronto militar ter sido em defesa do Império Português, do qual o Brasil fazia parte, a data foi simbolicamente adotada como marco oficial do surgimento do Exército Brasileiro. 

Vereadores homenageiam destaques do agronegócio, em solenidade na Expogrande

Profissionais que  se destacaram no setor do agronegócio foram homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, durante Sessão Solene de Outorga da Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, dia 16, na Expogrande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, no estande da prefeitura, em parceria com a Casa de Leis. No evento, as contribuições do agronegócio para a economia e avanços da tecnologia foram ressaltados.  A honraria foi entregue a líderes empresariais, pesquisadores ou profissionais que se destacaram por sua liderança e visão estratégica no âmbito do agronegócio, promovendo o crescimento e a modernização do setor. O vereador Professor Riverton foi o proponente e presidente da Solenidade. “Os nossos produtores rurais de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul merecem uma honraria como essa, com destaque a esse ícone nacional e até mundial que é a senadora Tereza Cristina, que fez tanto pelo agronegócio. É um reconhecimento a quem fortalece o PIB Nacional”, disse o vereador Professor Riverton.     O vereador Epaminondas Neto, Papy, presidente da Câmara Municipal, que secretariou a Audiência, enfatizou o quanto a Medalha é especial. “A senadora Tereza Cristina é uma pessoa que na política é muito relevante, mas dentro do agro brasileiro é destacada e tem uma influência mundial. Para aqueles que trabalham com o agro sul-mato-grossense, receber uma Medalha em nome da senadora é prestigioso. Para nós da Câmara, também é muito importante porque estamos na principal feira agropecuária do Estado, na Expogrande 2026, recebendo produtores que fazem a diferença no agro campo-grandense”, afirmou. O presidente enfatizou ainda a resiliência do homem e da mulher do campo, em um ano desafiador. Ele citou ainda a importância do fortalecimento do agronegócio no Estado. “Se vamos pensar em industrialização, precisamos pensar no agro”, citando ainda a necessidade de infraestrutura de políticas públicas para essa matriz, que é a principal do Estado e pode ajudar a impulsionar ainda mais a economia, beneficiando também outras áreas. O presidente acrescentou ainda que a Câmara é o local de dar voz e vez a todos, recebendo também o debate do agro, estando abertas a demandas e reivindicações.    Em nome dos homenageados, Maurício Koji Saito recordou que em 1996 mudou-se para Mato Grosso do Sul e testemunhou os avanços ao longo dos anos. “Sem dúvida, o grande responsável por aquilo que vive Mato Grosso do Sul hoje é o produtor rural, que tem capacidade de empreender, que tem capacidade de adotar as tecnologias disponibilizadas pela academia, pela Embrapa”. 

Lula diz que governo precisa regular tudo que for digital: ‘ECA foi apenas o primeiro passo’

Presidente afirmou que trabalhará para regulamentar ‘plataformas que causem qualquer dano à democracia, à soberania e à felicidade’ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que haja responsabilização mais severa para quem crimes virtuais e afirmou que a aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Digital foi um “primeiro passo” para regulamentação de tudo que estiver em meio virtual. O petista está em viagem à Europa e participa de agenda em Barcelona, na Espanha, nesta sexta-feira (17). Em declaração junto ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, o petista atribuiu a medida à “soberania”, pois impede intromissões estrangeiras no país. “Se, na vida real, algo é crime, no mundo virtual, também tem de ser. O ECA Digital, para proteção dos adolescentes, é um primeiro passo da regulamentação que precisamos fazer”, ressaltou Lula.

Brasil cresce 8% em 12 anos e chega a 212,7 milhões de habitantes, diz pesquisa do IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que São Paulo é o estado mais populoso, seguido por Minas Gerais A população brasileira cresceu 8% nos últimos 12 anos e atingiu 212,7 milhões de habitantes em 2025, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2012, o país somava 197,1 milhões de pessoas. O levantamento mostra que a maior parte da população se concentra na região Sudeste, que reúne 41,8% de pessoas, o equivalente a 88,8 Na sequência aparecem o Nordeste, com 57,1 milhões (26,8%); o Sul, com 31,3 milhões (14,7%); o Norte, com 18,4 milhões (8,7%); e o Centro-Oeste, com 17,1 milhões (8,0%). Entre 2012 e 2025, todas as regiões do país continuaram crescendo em número de habitantes. Mesmo assim, a ordem das regiões mais e menos populosas não mudou. As diferenças entre elas ainda são grandes: o Sudeste tem cerca de cinco vezes mais habitantes do que o Centro-Oeste.

Moraes vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação contra Tabata Amaral

Deputada acionou Suprema Corte após ex-deputado federal criticá-la por projeto de distribuição de absorventes O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou a favor da condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro por difamação contra a deputada Tabata Amaral (PSB-SP). Tabata acionou a Corte após Eduardo afirmar, em 2021, que um projeto da parlamentar sobre a distribuição de absorventes circulava “com o propósito de beneficiar ilicitamente terceiros” e de “querer atender ao lobby de seu mentor-patrocinador Jorge Paulo Lemann”. Em seu voto, Moraes sugeriu a pena de um ano de detenção e 39 dias-multa, fixadas em dois salários mínimos. O julgamento, que teve início nesta sexta-feira, acontece no plenário virtual e vai até o dia 28 de abril.

Relator da CPI do Crime Organizado pede que PGR arquive queixa de Gilmar Mendes

Em ofício, defesa do senador destacou que inviolabilidade parlamentar inclui relatórios apresentados em comissões O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) solicitou à PGR (Procuradoria-Geral da República), nesta sexta-feira (17), o arquivamento de uma representação criminal apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A manifestação do magistrado se deu após o parlamentar pedir o indiciamento de Gilmar Mendes por crime de responsabilidade, no relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado — proposta que acabou rejeitada. No ofício enviado à PGR, a defesa de Alessandro Vieira sustenta que, segundo jurisprudência do próprio STF firmada pelo ministro, parlamentares não podem ser criminalmente responsabilizados pelo conteúdo de relatórios apresentados em comissão. “O Direito não pode ser instrumento de geometria variável, aplicável quando convém e afastado quando incomoda”, afirma o documento. Além dessa imunidade, a argumentação destaca que a Lei de Abuso de Autoridade exige intenção específica de prejudicar alguém, o que não teria ocorrido no caso. O pedido será analisado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também figura entre os alvos de indiciamento pedidos pelo senador no relatório.

Mais um técnico é demitido meses antes da Copa do Mundo

Treinador esteve à frente da equipe no último Mundial e protagonizou uma das maiores zebras da última edição da Copa O técnico Hervé Renard foi demitido do comando da Arábia Saudita nesta sexta-feira (17), a menos de dois meses do início da Copa do Mundo. A informação é do RMC Sport. O treinador esteve à frente da equipe no último Mundial e protagonizou uma das maiores zebras ao vencer a Argentina por 2 a 1 — os sul-americanos acabariam conquistando o título. Após a Copa do Mundo de 2022, Renard deixou o cargo para assumir a França Feminina. Depois dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ele retornou ao comando da equipe saudita. Na última Data Fifa, a Arábia Saudita foi goleada pelo Egito por 4 a 0 e também perdeu para a Sérvia por 2 a 1. Após os resultados negativos, o técnico admitiu, em entrevista à RMC Sport, que seu futuro era incerto.

Irã anuncia liberação do estreito de Ormuz durante cessar-fogo com o Líbano

Passagem de embarcações pelo estreito seguirá a rota coordenada anunciada pela Organização de Portos e Assuntos Marítimos iraniana O ministro das Relações Exteriores do Irã declarou, nesta sexta-feira (17), que a passagem de todas as embarcações comerciais pelo estreito de Ormuz está completamente liberada durante o restante do período de cessar-fogo, em consonância com a trégua no Líbano. A passagem de embarcações pelo estreito seguirá a rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Assuntos Marítimos do Irã, acrescentou Abbas Araqchi em uma publicação no X. In line with the ceasefire in Lebanon, the passage for all commercial vessels through Strait of Hormuz is declared completely open for the remaining period of ceasefire, on the coordinated route as already announced by Ports and Maritime Organisation of the Islamic Rep. of Iran.— Seyed Abbas Araghchi (@araghchi) April 17, 2026 “De acordo com o cessar-fogo no Líbano, a passagem para todos os navios comerciais pelo estreito de Ormuz é declarada completamente aberta pelo período restante do cessar-fogo, na rota coordenada já anunciada pela Organização de Portos e Marítima da República Islâmica do Irã”, afirmou Araqchi.