Campo Grande, 21 de junho de 2026

Brasil cresce 8% em 12 anos e chega a 212,7 milhões de habitantes, diz pesquisa do IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que São Paulo é o estado mais populoso, seguido por Minas Gerais

população brasileira cresceu 8% nos últimos 12 anos e atingiu 212,7 milhões de habitantes em 2025, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2012, o país somava 197,1 milhões de pessoas.

O levantamento mostra que a maior parte da população se concentra na região Sudeste, que reúne 41,8% de pessoas, o equivalente a 88,8

Na sequência aparecem o Nordeste, com 57,1 milhões (26,8%); o Sul, com 31,3 milhões (14,7%); o Norte, com 18,4 milhões (8,7%); e o Centro-Oeste, com 17,1 milhões (8,0%).

Entre 2012 e 2025, todas as regiões do país continuaram crescendo em número de habitantes. Mesmo assim, a ordem das regiões mais e menos populosas não mudou. As diferenças entre elas ainda são grandes: o Sudeste tem cerca de cinco vezes mais habitantes do que o Centro-Oeste.

Leia também!