O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu 15,3 toneladas de maconha nesta semana em uma carreta carregada com milho.
A abordagem ocorreu na MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai. O veículo, um caminhão Volvo, era conduzido por um homem de 52 anos.
Durante patrulhamento de rotina, os policiais desconfiaram da carreta e decidiram realizar o retorno para abordagem. O motorista afirmou que carregou o milho em Ponta Porã e seguiria até Canoinhas, em Santa Catarina.
Na vistoria, agentes localizaram fardos de maconha misturados aos grãos, totalizando 15.315 quilos da droga. Ele relatou ter recebido a carga pronta na fronteira e que ganharia R$ 50 mil pelo transporte.
A maconha, avaliada em cerca de R$ 31 milhões, foi encaminhada à Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) em Dourados. O condutor foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça.
A ação integra o Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Mato Grosso do Sul lidera apreensões de drogas no país devido à posição estratégica na fronteira com Paraguai e Bolívia. De janeiro a agosto de 2025, quase 350 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação no estado, sendo cerca de 300 toneladas de maconha.







