Campo Grande, 21 de junho de 2026

Mato Grosso do Sul investiga primeira morte suspeita por intoxicação com metanol

Um jovem de 21 anos morreu em Campo Grande na noite desta quinta-feira (2) com suspeita de intoxicação por metanol. O caso é o primeiro em investigação em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima passou mal após ingerir bebida alcoólica, apresentando náuseas, vômito escurecido e mal-estar gástrico. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a UPA Universitário, mas não resistiu.

O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde passou por exame necroscópico. Amostras foram enviadas para análise laboratorial, que deve confirmar a causa da morte em até 30 dias.

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) recolheu bebidas do mesmo lote que o jovem teria ingerido. Os produtos estavam em uma conveniência e em um mercado do bairro onde ele morava.

A Polícia Civil apura se houve falsificação, adulteração ou alteração de bebidas, além da possibilidade de crime de perigo comum. A Secretaria de Estado de Saúde foi notificada e atua junto com órgãos de segurança e vigilância sanitária.

O caso ocorre em meio a registros de intoxicação por metanol em outros estados. Já foram registrados casos suspeitos em São Paulo e Pernambuco. Nesta semana, o cantor Hungria Hip Hop também foi internado em Brasília com suspeita de ter ingerido a substância.

O governo estadual informou que acompanha as investigações, lamentou a morte e manifestou solidariedade à família da vítima.

Leia também!