Campo Grande, 22 de junho de 2026

Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher

Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher
 

À medida que outubro se encerra, reforça-se um chamado essencial: cuidar da saúde da mulher. O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero — doenças que, quando detectadas precocemente, têm altas chances de cura.

Em Aparecida do Taboado, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso com o acolhimento e a prevenção, incentivando todas as mulheres a participarem das ações realizadas ao longo do mês, voltadas ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral.

Durante todo outubro, as unidades de saúde do município intensificaram os atendimentos para o público feminino, com orientação e realização de exames como:

Coleta do exame preventivo (Papanicolau)

Avaliação clínica das mamas

Solicitação de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Para ampliar o acesso, a Secretaria organizou mutirões em horário estendido, garantindo atendimento para quem não consegue comparecer durante o expediente habitual. O próximo mutirão será:

Dia 30 de outubro (quinta-feira)
Das 17h às 20h (horário de Brasília)
Unidades participantes:

ESF Vila Pereira

ESF Jardim das Flores

ESF Rural e Ranchos

ESF Jardim do Lago (atendimento provisório na ESF Pereira)

A iniciativa busca facilitar o cuidado, reduzir barreiras de acesso e fortalecer a cultura da prevenção.

Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa representa acolhimento, empatia e valorização da vida. O laço rosa é um símbolo de união entre mulheres, famílias, profissionais de saúde e toda a sociedade na luta contra o câncer.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um convite especial:
Participe. Cuide-se. Incentive outras mulheres a se cuidarem também.
Juntas, fortalecemos uma corrente de cuidado e prevenção que salva vidas.

Leia também!