Campo Grande, 22 de junho de 2026

Apesar de condenação de Bolsonaro, oposição usará voto de Fux para tentar anistia

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro ampliaram críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) após a decisão da Primeira Turma de condenar o político a 27 anos e três por tentativa de golpe de Estado. Eles preparam outra ofensiva para pautar uma “anistia geral” no Congresso.

Em novo movimento, líderes de oposição passaram a utilizar o voto do ministro Luiz Fux — o único a favor da absolvição de Bolsonaro na Corte. O grupo defende um projeto que beneficie o ex-presidente, os réus na ação do golpe, os condenados pelos atos extremistas do 8 de Janeiro e investigados no STF no inquérito das fake news, de 2019.

O pedido tem sido colocado como a “última saída”, segundo representantes do PL, e será levado pelo partido à próxima reunião de líderes na Câmara. A ideia é pedir que a votação da urgência e do mérito do projeto ocorra nesta terça (16) ou quarta-feira (17).

Leia também!