O Brasil celebra nesta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, o Dia do Biólogo, uma data criada para homenagear os profissionais que se dedicam ao estudo, pesquisa e preservação de todas as formas de vida.
A escolha do dia remete à Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamentou as profissões de Biólogo e Biomédico no país. Desde então, a data se tornou um marco de reconhecimento para esses profissionais que atuam em setores essenciais para a sociedade.
O trabalho do biólogo é amplo e vai muito além das salas de aula e dos laboratórios. Ele pode atuar no ensino, formando novas gerações; no meio ambiente, desenvolvendo pesquisas e projetos para a preservação da fauna e da flora; na biotecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos inovadores; e na saúde, auxiliando na criação de políticas públicas de prevenção, controle de doenças e estudos genéticos.
Para ingressar na profissão, é necessário cursar Biologia em uma instituição reconhecida pelo MEC, com duração média de quatro anos, e registrar-se no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Aqueles que desejam seguir a área educacional devem optar pela licenciatura, que inclui disciplinas voltadas à formação de professores.
O símbolo do biólogo, que retrata um espermatozoide fecundando um óvulo em meio a folhas dentro de um círculo azul, reforça a ideia de vida e evolução, essência dessa ciência.
Neste Dia do Biólogo, fica a mensagem de reconhecimento e gratidão: parabéns a todos os profissionais que dedicam suas vidas a entender, proteger e valorizar a vida em todas as suas formas.







