1
Utilidade Pública

Como o atendimento humanizado impacta na recuperação e experiência dos pacientes

Por Wander Lopes

30/06/2025

Conforme pesquisa realizada pela plataforma Doctoralia, no Brasil, o atendimento humanizado é o principal critério de escolha para o paciente, visto que 63% dos entrevistados priorizam uma abordagem humana. Nos serviços de saúde, tem sido uma tendência buscar abordagens mais personalizadas e seguras para cirurgias. O Dr. Silvio de Moraes Júnior, diretor do Ceuta, o primeiro em Brasília a adotar o modelo de hospital dia, explica que a proposta impacta a jornada do paciente, desde o acolhimento até a alta médica.


 

“O atendimento humanizado impacta na recuperação clínica mais rápida do paciente, uma vez que diminui a ansiedade que naturalmente é gerada em um procedimento cirúrgico. O instinto de preservação do ser humano faz com que a pessoa tenha medo e ansiedade quando sabe que terá o seu corpo violado por uma cirurgia, mesmo que isso seja benéfico para sua saúde”, detalha o médico.


 

Segundo o especialista, quanto mais personalizado e humanizado for o atendimento, com foco na experiência do paciente, ele vai passar pelo hospital de uma forma mais natural e tranquila. “Isso vai fazer com que ele tenha uma recuperação muito melhor, porque evitamos que essas ansiedades e temores do paciente sejam somatizadas, ou seja, exteriorizar questões psicológicas.”


 

“A excelência no atendimento deveria ser buscada pela maioria ou a totalidade das empresas de saúde que se propõe a cuidar de pessoas, cuidar de vidas”, opina o diretor do Hospital Ceuta. 


 

Estrutura física para acolher o paciente com mais conforto


 

No Hospital Ceuta, por exemplo, os ambientes foram pensados para dar mais conforto, personalização e exclusividade ao paciente. “A ideia é não parecer um hospital, mas parecer um ambiente mais agradável, onde o paciente se sinta menos ansioso”, destaca o diretor. 


 

A recepção é ampla, com pé direito duplo. Os apartamentos que são amplos e preparados com portas que dão mais amplitude para pacientes eventualmente mais claustrofóbicos. O centro cirúrgico busca a humanização com uma estética mais clean, prezando pelo conforto do paciente.

Crédito: João Macêdo/Agência MiThi

Publicidades

2

Mais Notícias