Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher
À medida que outubro se encerra, reforça-se um chamado essencial: cuidar da saúde da mulher. O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero — doenças que, quando detectadas precocemente, têm altas chances de cura.
Em Aparecida do Taboado, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso com o acolhimento e a prevenção, incentivando todas as mulheres a participarem das ações realizadas ao longo do mês, voltadas ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral.
Durante todo outubro, as unidades de saúde do município intensificaram os atendimentos para o público feminino, com orientação e realização de exames como:
Coleta do exame preventivo (Papanicolau)
Avaliação clínica das mamas
Solicitação de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos
Para ampliar o acesso, a Secretaria organizou mutirões em horário estendido, garantindo atendimento para quem não consegue comparecer durante o expediente habitual. O próximo mutirão será:
Dia 30 de outubro (quinta-feira)
Das 17h às 20h (horário de Brasília)
Unidades participantes:
ESF Vila Pereira
ESF Jardim das Flores
ESF Rural e Ranchos
ESF Jardim do Lago (atendimento provisório na ESF Pereira)
A iniciativa busca facilitar o cuidado, reduzir barreiras de acesso e fortalecer a cultura da prevenção.
Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa representa acolhimento, empatia e valorização da vida. O laço rosa é um símbolo de união entre mulheres, famílias, profissionais de saúde e toda a sociedade na luta contra o câncer.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um convite especial:
Participe. Cuide-se. Incentive outras mulheres a se cuidarem também.
Juntas, fortalecemos uma corrente de cuidado e prevenção que salva vidas.







