Campo Grande, 22 de junho de 2026

Prefeitura promove ações do Novembro Azul e Bordô em prevenção à saúde

Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma série de ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças, com destaque para as campanhas Novembro Azul e Novembro Bordô. Ambas têm como foco conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde.

Novembro Azul – Saúde do Homem em Foco

A campanha Novembro Azul é reconhecida mundialmente por incentivar a atenção à saúde masculina, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caarapó e dos distritos estarão promovendo palestras, atendimentos e orientações sobre hábitos saudáveis, consultas regulares e exames preventivos.

Além da prevenção ao câncer de próstata, o movimento busca ampliar o cuidado com a saúde do homem, estimulando o autocuidado e a adoção de práticas que promovam qualidade de vida.

Novembro Bordô – Conscientização sobre o Câncer de Boca

Paralelamente, a campanha Novembro Bordô tem como objetivo alertar sobre o câncer de boca, uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso quando diagnosticada precocemente.

As equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde realizarão atividades educativas, exames preventivos e orientações sobre os sinais de alerta, como feridas na boca que não cicatrizam, manchas, caroços ou sangramentos persistentes.

A ação também destaca os principais fatores de risco, entre eles o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a exposição solar sem proteção e o HPV, reforçando a importância das visitas regulares ao dentista.

Cuidar é um ato de amor e prevenção

A Prefeitura de Caarapó e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da população, promovendo durante todo o mês de novembro uma agenda especial de cuidados, informação e conscientização.

Com o lema de que “prevenir é o melhor caminho”, as campanhas buscam lembrar que o diagnóstico precoce salva vidas e que cuidar da saúde é um ato de amor e responsabilidade consigo mesmo.

Leia também!